A ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) que a VISAN está executando no Bairro Marafon recebeu, nesta segunda-feira (20), mais dois grandes tanques modulares de uma série de seis que a obra prevê. Desta vez chegaram um filtro e o segundo floculador. Em dezembro já haviam sido instalados o floculador e o decantador da segunda linha de tratamento.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Os tanques recebidos são de aço carbono, de 10 e 12 toneladas, e fazem parte do sistema que substituirá a antiga estrutura de alvenaria. No próximo mês chegam os dois últimos tanques modulares que fazem parte da obra.
Com a ampliação, a nova ETA ganhará duas linhas de tratamento de água, compostas por três tanques cada e que, juntas, aumentarão a capacidade de produção da Estação para 210 L/s, garantindo tratamento suficiente por vários anos. O investimento da VISAN nesta obra é de R$ 6,8 milhões.
O presidente da VISAN, Fernando Taffarel Favero, explica que embora os tanques sejam gigantes e tenham sido transportados em carretas e içados por um guindaste de 220 toneladas, não houve grandes transtornos para a chegada até o Bairro Marafon.
Veja também
Homem de Arroio Trinta morre em acidente envolvendo 3 veículos
Polícia estraga a festa de ladrão em Canoinhas
Para isso, a equipe da autarquia realizou um planejamento logístico com o apoio da Celesc, Ortravi, operadoras de internet, engenharia da VISAN e engenharia da empresa contratada, permitindo que o trajeto fosse realizado com segurança e com pouco impacto para a comunidade.
A conclusão da obra está prevista para o mês de agosto de 2025. Após a instalação dos tanques ainda acontece a demolição da antiga ETA, em alvenaria, e a construção de nova caixa de contato e casa de bombas.
Nossas Redes Sociais