O Poder Legislativo de Iomerê promoveu, na noite de sexta-feira (24), uma audiência pública para apresentar o novo estudo técnico sobre o entorno do prédio tombado “Prefeitura – Antigo Seminário”.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O evento, realizado pela Câmara de Vereadores, teve como pauta principal o Projeto de Lei nº 1160/2025, que visa regulamentar a área de proteção do prédio histórico, atualmente sede do Executivo Municipal.
A iniciativa busca equilibrar preservação do patrimônio e desenvolvimento urbano.
O estudo foi elaborado pela empresa Espaço Urbano – E.U. Consultoria e Planejamento Ltda., sob responsabilidade técnica da arquiteta Fátima Maria Ferreira Franz, contratada por processo licitatório.
Veja também
Governo descarta 14° salário para aposentados e pensionistas do INSS em 2025
Mais de 30 casas são afetadas por enxurrada após fortes chuvas em Tangará
O trabalho fornece dados técnicos fundamentais para subsidiar a regulamentação do entorno do bem tombado.
Durante a audiência, o presidente do Legislativo, Junior Sovrani, destacou a relevância da participação da população e explicou o andamento do processo.
“Tivemos a presença de boa parte dos moradores que aqui estavam questionando e tirando suas dúvidas. Temos uma lei de 2001, que tombou o seminário, hoje atual prefeitura, e que até hoje não foi regulamentada. Através de um projeto de lei, recebemos um estudo técnico contratado pelo Executivo. Em audiência pública, ouvindo a população, tivemos a resposta de que aquele estudo não era exatamente o que a comunidade esperava. Então, solicitamos e licitamos um novo estudo, que foi apresentado ontem com as arquitetas. Agora estaremos analisando esse material, verificando os pontos positivos e o que podemos ajustar para uma possível emenda, a fim de regulamentar a lei e dar continuidade ao desenvolvimento do município”, explicou Sovrani.
A audiência contou com a presença de moradores, vereadores e as profissionais responsáveis pelo estudo. O diálogo direto permitiu esclarecer dúvidas e fortalecer a transparência do processo.
O Legislativo de Iomerê informou que a próxima sessão está marcada para terça-feira, dia 28 de outubro, às 18h45, quando o projeto deverá retornar à pauta para novo debate e possíveis ajustes.







