A Prefeitura de Videira realizou no último domingo, 8 de março, as provas do processo seletivo para contratação temporária de profissionais em diversas áreas da administração municipal. O evento mobilizou mais de 2.200 candidatos, mostrando grande interesse da população em integrar o quadro temporário do município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o secretário de Administração, Dionísio Robasquevski, o objetivo do processo seletivo é suprir demandas temporárias, diferentemente do concurso público, que oferece vagas efetivas.
“A prefeitura licita uma empresa para a realização do processo seletivo e, juntamente, nomeia uma comissão fiscalizadora que acompanha todos os procedimentos, desde antes da publicação do edital até a aplicação das provas. Essa comissão é composta por servidores da prefeitura, representantes do sindicato e do Imprevite, para garantir que tudo ocorra dentro do esperado e dentro da lei”, explicou o secretário.
Provas aplicadas em escolas estaduais
Devido ao grande número de inscritos e à necessidade de uma estrutura adequada, as avaliações foram realizadas em três escolas estaduais de Videira, em parceria com o Governo do Estado.
Veja também
Só atletas de SC poderão disputar competições catarinenses; entenda
Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores
As provas ocorreram em dois períodos: manhã e tarde.
Segundo Robasquevski, “Nós apoiamos com a estrutura, temos escolas do município, mas desta vez, pelo número de inscritos e também pela estrutura física mais adequada, utilizamos três escolas estaduais para realizar o processo seletivo.”
Ocorrências pontuais durante a aplicação
De modo geral, a aplicação das provas transcorreu normalmente. No entanto, alguns candidatos chegaram fora do horário previsto, mesmo com todas as orientações detalhadas no edital, incluindo horários de abertura e fechamento dos portões.
“No período da manhã, por exemplo, os portões abriram às 8 horas e fecharam às 8h40, com início das provas às 9 horas. É de inteira responsabilidade do candidato observar esses procedimentos e chegar com antecedência para evitar qualquer problema”, reforçou o secretário.
Um caso isolado também foi registrado: algumas pessoas tentaram acessar os locais de prova pulando o muro da escola, mesmo após o fechamento dos portões, situação que exigiu a presença da polícia e resultará no registro de boletim de ocorrência por descumprimento das regras do edital.

Próximas etapas do processo seletivo
A comissão fiscalizadora confirmou que todos os procedimentos foram cumpridos e agora o processo segue para as próximas fases.
A Prefeitura de Videira estima que o resultado final seja homologado até o dia 24 de março, após o que começarão as convocações dos candidatos aprovados, conforme a necessidade de cada secretaria.
Os candidatos devem acompanhar as informações oficiais no edital e nos canais de comunicação da prefeitura, onde também estão disponíveis orientações para apresentação de recursos e esclarecimento de dúvidas.




