Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Mais de 600 mil medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica foram concedidas em 2025

De acordo com o CNJ, a Justiça concedeu em média 70 medidas protetivas por hora

A Justiça brasileira manteve um ritmo elevado na concessão de medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em 2025. De acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), foram concedidas, em média, 70 medidas protetivas por hora ao longo do ano. As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (4), durante o lançamento do “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio”, uma iniciativa inédita de articulação entre os Poderes da República.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o levantamento do sistema de Justiça, entre janeiro e dezembro do último ano foram concedidas 621.202 medidas protetivas em todo o país.

Publicidade

Além disso, o Ligue 180, Central de Atendimento à Mulher, coordenado pelo Ministério das Mulheres, registrou uma média alarmante de 425 denúncias diárias em 2025, o que evidencia a persistência da violência de gênero no Brasil.

Julgamentos de feminicídio e dados alarmantes

No que se refere ao feminicídio, o cenário também é preocupante.

Em média, 42 casos do crime foram julgados por dia, totalizando 15.453 julgamentos ao longo do ano, um crescimento de 17% em relação ao período anterior.

Ainda assim, os números reforçam a gravidade da situação: quatro mulheres são vítimas de feminicídio por dia no Brasil, conforme dados da Segurança Pública de 2025.

Diante desse contexto crítico, o Governo Federal, o Congresso Nacional e o Poder Judiciário anunciaram oficialmente o “Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio”.

A proposta surge como resposta direta aos altos índices de violência contra mulheres e busca estabelecer uma atuação contínua, coordenada e integrada entre os três Poderes.

Objetivos e estrutura do Pacto Nacional

O pacto tem como principais metas agilizar o cumprimento das medidas protetivas, fortalecer as redes de enfrentamento à violência em todo o território nacional, ampliar ações educativas e garantir a responsabilização mais rápida dos agressores.

Além disso, o acordo prevê mudanças estruturais na cultura institucional, com foco na promoção da igualdade de gênero e no combate ao machismo estrutural.

Segundo o Supremo Tribunal Federal (STF), outro ponto central é o enfrentamento de novos tipos de violência, como a violência digital contra mulheres, que inclui perseguições, ameaças e exposições online.

Para assegurar a efetividade das ações, será criado um Comitê Interinstitucional de Gestão, coordenado pela Presidência da República, com participação dos três Poderes, Ministérios Públicos e Defensorias Públicas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PM atende acidentes e flagra menor dirigindo em Joaçaba

A Polícia Militar atendeu duas ocorrências de trânsito na...

Homem é flagrado com espingarda e cães de caça durante patrulhamento em Calmon

Uma ação de rotina da Polícia Militar Ambiental de...

Incêndio em residência deixa jovem de 22 anos ferida em Fraiburgo

Um incêndio em uma residência unifamiliar mobilizou equipes do...

Acidente entre carro e motocicleta deixa duas pessoas feridas em Videira

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde deste...

Operação policial apreende crack, dinheiro e celulares em Lebon Régis

Uma operação conjunta da Polícia Civil e da Polícia...

Mais Lidas da semana

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Advogada é presa ao tentar entrar em presídio com eletrônicos escondidos em creme hidratante

Uma advogada foi surpreendida na tarde de segunda-feira, dia...

Mutirão de castrações atende animais em Caçador nesta semana

O Centro de Bem-Estar Animal de Caçador realiza nesta...

Master paga valor correspondente a 3 salários médios a 2,1 mil colaboradores

A Master, referência nacional na produção de alimentos à...

Professora caçadorense precisa de R$ 75 mil para cirurgia

A professora caçadorense Ketlin Souza, de 26 anos, vive...

Outros Tópicos Interessantes