Rádios RBV

Menu

Morre a primeira diretora do Hospital Maice

Irmã Leontina morreu aos 93 anos. Ela atuou no hospital em Caçador por 16 anos

Fonte:
Fonte: Arquivo do Centro da Memória (CMCSA)

A Irmã Leontina Caliman faleceu no dia 21 de dezembro de 2024, com 93 anos de idade e 72 de Vida Consagrada. Ela foi a primeira diretora do hospital Maice.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A irmã Leontina Caliman nasceu dia 29 de agosto de 1931, em Venda Nova/ES. Desde cedo cultivou o desejo de ser Religiosa, influenciada pelas tias paternas: Irmã Maria Fernanda e Irmã Maria Angelina Caliman. Frequentou o Juvenato até 1949, quando entrou para o Postulantado.  Após um ano, recebeu o Hábito e fez dois anos de Noviciado. No dia 18 de janeiro de 1952, fez a Profissão Religiosa e teve início a sua missão. Fez a Escola de Enfermagem Luiza de Marilac, no Matoso, Rio de Janeiro, com as Irmãs de Caridade. Concluiu em março de 1955. Sentiu a presença de Deus, abençoando sua vocação e seus estudos. Atuou no setor de Enfermagem do Hospital Dr. João Felício, em Juiz de Fora por 13 anos.

Em 1979, com a inauguração do Hospital Maice em Caçador/SC, foi designada pela Madre Geral, Irmã Maria dos Anjos Martins, como Diretora. Irmã Leontina atuou no Hospital Maice por 16 anos, de 1979 a 1994, como Diretora, Enfermeira, Conselheira e Diretora Geral.

Veja também

Padre Milton Zonta: Videirense retorna após 18 anos no Vaticano

Prepare um delicioso biscoito de gengibre neste Natal

Atendendo sempre a determinação da Superiora Geral, trabalhou em Rio das Antas, no Hospital Nossa Senhora dos Anjos, de 1995 a 1999, como Superiora e Diretora. Em Fraiburgo/SC, no Hospital Divino Espírito Santo, foi Superiora e Diretora, no ano de 2000. Em 2004, na Casa de Repouso Madre Maria São Miguel, em Juiz de Fora/MG, assumiu a missão de Superiora e Diretora.

Em sua autobiografia, irmã Leontina registra este agradecimento: “Ao bom Deus, meu profundo agradecimento. A Nossa Senhora dos Anjos, que me acompanhou sempre, minha terna gratidão, e, à Congregação, da qual faço parte, pelo apoio, compreensão e amizade, meu agradecimento e o compromisso de continuar servindo!”.

Que do Céu ela interceda especialmente por todas nós, suas Irmãs da Congregação dos Santos Anjos e pela Causa do Hospital Maicé!

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Polícia investiga corpo carbonizado encontrado após incêndio

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar a...

Padre Wilson Maiorki morre em acidente na BR-116

O padre Wilson Maiorki, com passagens marcantes por Fraiburgo...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo firme, mas frio predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Colisão entre dois carros deixa três feridos em Lebon Régis

Um acidente de trânsito foi registrado na tarde desta...

Criada associação para fortalecer o turismo em Pinheiro Preto

No dia 26 de junho, foi oficializada a Associação...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com tempo firme, mas frio predominando

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Homem procurado há 10 anos em São Paulo é capturado em Videira

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do...

Gelo na pista provoca acidentes na SC-135

Na manhã desta quarta-feira (25) o acumulo de gelo...

Audiência pública discute vacinação contra Covid-19 em crianças até 5 anos

Na próxima segunda-feira, dia 30, a Assembleia Legislativa de...

Outros Tópicos Interessantes