O que é o “apagão global” previsto para terça-feira, 17/2

O que vai acontecer é o primeiro eclipse solar anular de 2026, conhecido como “anel de fogo”

Nos últimos dias, publicações nas redes sociais espalharam a informação de que a Terra enfrentaria um suposto “apagão global” na próxima terça-feira, 17 de fevereiro. No entanto, o que realmente está previsto é o primeiro eclipse solar anular de 2026, um fenômeno astronômico totalmente natural e sem qualquer risco para a população. Portanto, apesar do tom alarmista adotado na internet, o evento não tem relação com falhas em energia elétrica ou sistemas de comunicação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Conhecido popularmente como “anel de fogo”, o eclipse solar anular acontece quando a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, mas em um ponto mais distante de sua órbita.

Publicidade

Como resultado, o satélite natural não cobre completamente o disco solar, formando um contorno luminoso ao seu redor.

Esse efeito visual chama a atenção justamente por criar um breve escurecimento parcial, que pode dar a falsa impressão de um apagão — o que explica a confusão nas redes.

“Apagão global” não tem fundamento

Especialistas reforçam que o eclipse não provoca impactos no fornecimento de energia, tampouco interfere em sistemas de comunicação. Além disso, trata-se de um fenômeno previsível e amplamente estudado pela ciência, sem qualquer perigo à população.

Outro ponto importante é que o evento não será visível em todo o planeta. De acordo com o Observatório Nacional, órgão ligado ao Ministério da Ciência, a observação ficará restrita a áreas mais afastadas da Antártida, da África e da América do Sul.

No Brasil, por exemplo, não será possível acompanhar o fenômeno.

Quando será possível ver o próximo “anel de fogo”?

Este será o primeiro eclipse solar de 2026. No entanto, quem deseja observar um fenômeno semelhante poderá ter nova oportunidade em 6 de fevereiro de 2027.

Segundo estimativas de especialistas, o próximo eclipse solar anular poderá ser visto do Brasil, o que aumenta a expectativa entre os amantes da astronomia.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Metrópoles

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ônibus da dupla Wilson e Soraia se envolve em grave acidente

Um grave acidente de trânsito registrado na madrugada deste...

Consumidores podem pedir reembolso de produtos da Ypê

Consumidores que adquiriram produtos da Ypê incluídos na suspensão...

Polícia Militar prende motorista por embriaguez ao volante

Na madrugada de sábado, 16, a Polícia Militar prendeu...

Novo esquema viário no Berger pretende evitar conversões perigosas 

A partir da semana que vem, mudanças de sentido...

Veículo é destruído por incêndio em Celso Ramos

Um veículo utilitário ficou completamente destruído após um incêndio...

Hospital divulga nota sobre morte de empresário envenenado em Videira

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador divulgou uma nota oficial...

Inscrições para o Santa Catarina Canta 2026 são prorrogadas até 20 de maio

Os talentos vocais de Santa Catarina ganharam uma nova...

Campanha Mãos que Aquecem lança 12ª edição em Caçador

A 12ª edição da campanha “Mãos que Aquecem” foi...