Rádios RBV

A economia brasileira no olho do furacão por falta de comunicação 

Segundo o economista Presley Vasconcellos o governo falhou na comunicação para a divulgação da normativa e também ao revoga-la

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Nos últimos dias, o debate sobre a normativa da Receita Federal envolvendo o PIX ganhou destaque em todo o Brasil. Após uma onda de desinformação impulsionada por fake news, o governo federal optou por revogar a normativa anunciada, gerando preocupações sobre a eficácia da comunicação pública e a vulnerabilidade das políticas públicas a ataques de desinformação. Para entender melhor o contexto, conversamos com Presley Vasconcellos, economista e mestre em economia, que analisou os impactos dessa decisão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A normativa da Receita Federal previa o aprimoramento da fiscalização sobre transações financeiras digitais, como o PIX e cartões de crédito, visando combater a sonegação fiscal. Contudo, uma avalanche de fake news, promovida por figuras da oposição, distorceu o propósito da medida, gerando pânico entre comerciantes e cidadãos. Presley explicou que o retorno ao limite de transações de R$ 2 mil mensais para envio de dados ao fisco foi motivado pela pressão popular decorrente da desinformação.

“O governo cedeu à pressão de narrativas falsas, criando um precedente perigoso de fragilidade diante da manipulação de informações. Isso afeta a credibilidade do Estado e prejudica a população toda”

Veja mais:

Entrevista com Cláudio Rottava, novo secretário de Agricultura e Meio-Ambiente

Ponte da Linha Canalle em Caçador está liberada

Videira lança programa “Cuidar de Quem Cuida” com foco na saúde mental

A divulgação por parte do Governo Federal da normativa resultou em prejuízos diretos à economia. Dados preliminares de instituições financeiras indicam que as transações via PIX sofreram uma redução significativa, com estimativas de até R$ 20 milhões em volume diário perdido. Além disso, muitos empresários interromperam suas operações por receio de uma suposta “nova taxação”, que na realidade nunca foi prevista.

“A economia não pode ficar refém de desinformações. Isso trava o crescimento e penaliza quem cumpre suas obrigações tributárias. Enquanto isso, grandes sonegadores continuam explorando brechas no sistema”

Presley ressaltou que o governo falhou em comunicar de forma clara e eficaz à população sobre os objetivos e impactos da normativa. Ele comparou o cenário atual com o passado, quando medidas econômicas eram anunciadas com explicações detalhadas em canais de grande alcance, como televisão e rádio. “Hoje, as informações se espalham muito mais rápido, mas o governo parece não estar preparado para essa realidade. Uma comunicação transparente e educativa poderia ter evitado o caos que se instaurou”, afirmou.

Apesar do revés, o economista defendeu que medidas de modernização tributária, como a normativa revogada, são essenciais para acompanhar a evolução tecnológica e garantir justiça fiscal. Ele alertou para o risco de futuras políticas enfrentarem resistência semelhante se não houver estratégias adequadas de comunicação e enfrentamento de fake news.

“A sonegação fiscal prejudica diretamente a população, pois limita a capacidade do Estado de reduzir impostos e investir em serviços essenciais. É crucial que o governo enfrente essa questão com firmeza, mas sem deixar de lado a transparência e o diálogo com a sociedade.”

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Abertura de empresas cresce 31% em SC no 1º trimestre

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31%...

Caçador adota novo protocolo de risco na UPA

A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco...

Homem atacado com motosserra morre no hospital

Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de...

ACIC dá início ao Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) 2025

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Videira registra 50 novos casos de dengue em uma semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira divulgou nesta...

Shows da banda Ira! são cancelados em SC e RS após fala do vocalista

​A 3LM Entretenimento, produtora responsável pela turnê comemorativa dos...

Estradas do interior de Rio das Antas passam por melhorias

A Secretaria de Obras de Rio das Antas segue...

Prefeitura substitui faixas elevadas por nova sinalização no centro de Videira

A Administração Municipal deu início, hoje, ao processo de...

Outros Tópicos Interessantes