Política

Bancada Catarinense busca apoio da Defesa Civil Nacional

O deputado federal Valdir Cobalchini, coordenador da Bancada Catarinense, e o senador Esperidião Amin reuniram-se com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros, na segunda-feira (20), no Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional. O objetivo foi solicitar apoio imediato aos municípios catarinenses que enfrentam uma grave situação de calamidade devido às chuvas intensas dos últimos dias.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Desde o dia 16 de janeiro, diversos municípios foram atingidos por fortes precipitações, que causaram alagamentos, deslizamentos e danos significativos à infraestrutura local, colocando em risco a segurança e a vida da população. Durante o encontro, os parlamentares apresentaram um panorama da situação: 14 municípios já decretaram estado de emergência, incluindo Camboriú, Tijucas, Biguaçu, Florianópolis, Porto Belo, Ilhota, Balneário Camboriú, São José, Palhoça, Governador Celso Ramos, Itapema, São Pedro de Alcântara, Itajaí e Gaspar. Além disso, 21 cidades registraram impactos diretos, como alagamentos e deslizamentos de terra.

De acordo com Cobalchini, municípios como Biguaçu, Florianópolis e São José enfrentaram volumes extremos de chuva, que superaram 400 milímetros em apenas dois dias. Esses eventos ultrapassaram a capacidade de drenagem das regiões, agravando os prejuízos à infraestrutura urbana e rodoviária e deixando milhares de pessoas desalojadas.

Veja também

SC tem a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos

SC registra mais de 2.130 casos prováveis de dengue em 2025

Celesc amplia redes trifásicas e garante mais qualidade de energia no campo

O secretário Wolnei Wolff Barreiros reforçou o compromisso da Defesa Civil Nacional em trabalhar em conjunto com a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina para atender à população afetada. Os parlamentares catarinenses destacaram a necessidade de ações emergenciais, como a reconstrução de pontes e ruas, além do fortalecimento do monitoramento climático e das vias, para prevenir novos desastres.

“A situação exige uma resposta rápida e eficaz para minimizar os impactos sobre as comunidades atingidas. Contamos com o apoio do Governo Federal para garantir a segurança das pessoas e a recuperação da infraestrutura nos municípios afetados”, afirmou Cobalchini.

Amin pontua: “Fizemos chegar ao secretário nacional da Defesa Civil, a aflição dos 14 municípios que já conseguiram reconhecimento de calamidade sofrida pelas chuvas da semana passada e outras comunidades que ainda se cadastrarão. Contamos com a prioridade que a secretaria nacional de Proteção e Defesa Civil se comprometeu a dar para essas prioridades que serão apresentadas pelos prefeitos e pelo governo do estado através da secretaria estadual de Defesa Civil”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Alessandro

Recent Posts

Previsão do Tempo: Santa Catarina começa o final de semana com chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado (19), indica a presença de muitas nuvens…

14 horas ago

Abertura de empresas cresce 31% em SC no 1º trimestre

A abertura de empresas em Santa Catarina cresceu 31% no primeiro trimestre de 2025 em…

14 horas ago

Caçador adota novo protocolo de risco na UPA

A Prefeitura de Caçador adota novo protocolo de risco na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).…

15 horas ago

Homem atacado com motosserra morre no hospital

Homem atacado com motosserra morre no hospital. Ivanei de Almeida, de 42 anos, vítima de…

15 horas ago

ACIC dá início ao Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE) 2025

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) deu início esta semana a terceira turma do Programa…

18 horas ago

Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis

Polícia Militar prende homem acusado de ameaças e furtos em Lebon Régis, no bairro Núcleo…

20 horas ago

This website uses cookies.