Câmara aprova projeto que permite presença de animais domésticos nas praias

A circulação de animais ficará condicionada aos horários e locais definidos pela prefeitura

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou nesta quarta-feira (3), em segunda votação, o projeto de lei que autoriza a presença de animais domésticos nas praias da cidade. A circulação será permitida apenas em horários e locais definidos pela prefeitura, que emitirá decreto futuro para regulamentação.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Após a aprovação, será feita a redação final do texto, que seguirá na próxima semana para análise e sanção da prefeitura.

Publicidade

O projeto recebeu ampla aprovação: na primeira votação, realizada na segunda-feira (1º), foram 14 votos a favor, dois contrários e uma abstenção; na segunda votação, o texto recebeu 17 votos favoráveis, sem contrários ou abstenções.

O substitutivo global aprovado unifica dois projetos: um em tramitação desde o ano passado na Câmara e outro enviado pela própria prefeitura.

A medida altera o Código de Posturas Municipal e a lei complementar nº 94/2001, que trata do controle de populações animais.

No Código de Posturas, o parágrafo 3º do artigo 99 passa a vigorar: “Fica permitida a circulação de animais domésticos na praia somente em área e horário definidos pelo Poder Público”. A mesma determinação substitui a proibição no artigo 8º da lei complementar nº 94/2001.

O texto também determina que tutores e acompanhantes devem recolher imediatamente os dejetos dos animais em ruas, calçadas, praças e outros espaços públicos.

O descumprimento será considerado infração, sujeito a multa, com exceção de cães-guia que acompanham pessoas com deficiência visual.

Estudo da UFSC

Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) avaliou os impactos da presença de cães nas praias.

Entre os problemas apontados estão

  • contaminação por fezes com parasitas,
  • destino inadequado de resíduos mesmo após recolhimento,
  • perturbação da fauna,
  • ataques e conflitos entre banhistas.

A pesquisa conclui que a liberação de cães nos balneários depende de investimentos em saneamento e controle de animais de rua, sugerindo ainda que outros locais podem ser mais apropriados para os animais.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Quarta-feira será de sol e frio em Santa Catarina

A quarta-feira (13) será marcada pelo tempo firme em...

Videira/Joaçaba estreia com vitória na Copa Sul Cadete de Handebol Feminino

A equipe combinada de Videira e Joaçaba começou com...

Homem esfaqueia a ex-companheira e foge com filho em Canoinhas

Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou equipes da Polícia...

Corrida e Caminhada Bella Cittá abre inscrições para 2ª edição em Arroio Trinta

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da...

Câmara de Videira vota cinco projetos em sessão dupla

A Câmara de Vereadores de Videira se reúne na...

“O Pequeno Príncipe” chega ao Meio-Oeste com apresentações gratuitas

O clássico da literatura mundial “O Pequeno Príncipe”, de...

Motorista perde controle e carro fica prensado entre muro e poste

Uma motorista levou um grande susto após perder o...

Uniarp cumpre agenda no Parlamento Latino-Americano e Caribenho

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...