Câmara de Ibiam cobra instalação de sistema antigranizo

Vereadores destacam prejuízos causados pelo granizo e cobram instalação de sistema antigranizo em quatro pontos do município

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibiam realizada nesta terça-feira (11) foi marcada pela forte cobrança pela instalação de um sistema antigranizo no município. Todos os parlamentares participaram da sessão, assim como o prefeito Camilo Gatti (MDB), que acompanhou os debates no plenário.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Na Palavra Livre, diversos vereadores se manifestaram em solidariedade às famílias afetadas e reforçaram a importância do simulado da Defesa Civil realizado em 18 de maio, considerado essencial para a resposta rápida à crise.

Publicidade

O vereador Miguel Felicetti (MDB) sugeriu que a Prefeitura invista os R$ 200 mil inicialmente reservados para as festividades de 30 anos de Ibiam na prevenção de novos prejuízos com eventos climáticos extremos. Ele relembrou que fez indicação semelhante em 2023 e afirmou que apenas Ibiam e Iomerê, entre os municípios da AMARP, ainda não contam com essa tecnologia.

Segundo Miguel, o sistema não evita 100% das ocorrências, mas ajuda a amenizar os danos. Ele também cobrou a compra de caminhão e lixeiras coloridas para melhorar a coleta de resíduos sólidos, especialmente no interior.

Veja também

Família Serafini recomeça após granizo em Videira

Ministério Público denuncia madrasta por homicídio culposo no caso da criança esquecida em carro em Videira

O vereador José Henrique (PL) relatou que sua própria residência foi danificada pelo temporal e destacou o pronto atendimento da Defesa Civil local, que distribuiu lonas e iniciou o cadastro de famílias atingidas ainda na mesma noite da ocorrência. Ele também elogiou o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) e agradeceu ao Governo do Estado pelo envio de suprimentos. Informou ainda que a administração municipal já estuda a instalação de quatro pontos com sistema antigranizo, cada um orçado em R$ 80 mil.

A vereadora Cassia Pivetta (PP) agradeceu à Administração Municipal, à Defesa Civil e a todos os envolvidos na assistência às famílias atingidas. Ela ressaltou a agilidade na entrega de lonas, colchões e telhas e reforçou a necessidade de execução rápida dos projetos para os pontos de sistema antigranizo como forma de prevenção.

O vereador Eduardo Padilha (MDB) também foi atingido pela chuva de granizo e mencionou que sua comunidade, Santo Alesio, foi uma das mais afetadas, junto com Linha Rui Barbosa e Linha União. Ele agradeceu ao prefeito Camilo Gatti, às secretarias municipais e ao GRAC pela atuação eficaz, além de reconhecer o envio de suprimentos por parte do Governo do Estado. Para Padilha, o momento agora é de reconstrução.

Luiz Fernando Rinaldi (MDB) expressou solidariedade aos moradores atingidos e elogiou a resposta da Administração Municipal diante do desastre. Destacou ainda a importância do simulado da Defesa Civil realizado em maio, que envolveu três vereadores de Ibiam e, segundo ele, preparou a equipe para agir corretamente diante da ocorrência.

Clóvis João de Souza (MDB), que preside a Câmara, também agradeceu o empenho das secretarias, do GRAC e da própria comunidade no atendimento aos atingidos e nos esforços de reconstrução após os danos provocados pelo granizo.

Por fim, o vereador Anderson Trevisol (PP) lamentou os prejuízos causados pelo temporal durante sua fala na Palavra Livre, embora seu foco tenha sido voltado à liberação da quadra coberta da cidade para uso esportivo durante a reforma do ginásio municipal.

Projetos debatidos e aprovados

Na Ordem do Dia, os vereadores rejeitaram, por sete votos e uma abstenção, o Projeto de Lei nº 841/25, que reconheceria despesa de 2024 relacionada ao fornecimento de pedra lascão ao município. Vereadores como José Henrique e Eduardo Padilha (MDB) justificaram seus votos contrários criticando falhas da gestão anterior.

Já o Projeto de Lei nº 838/25, que trata da abertura de crédito especial para contratação de planos de telefonia via CINCATARINA, foi aprovado por unanimidade. A relatora da Comissão Especial, vereadora Cassia Pivetta (PP), havia emitido parecer favorável à proposta.

O presidente da Casa, Clóvis João de Souza (MDB), também nomeou Miguel Felicetti, Cassia Pivetta e Selmo Laidnes (PDT) para compor nova Comissão Especial. O grupo analisará o Projeto de Lei nº 844/25, que reconhece despesas de exercícios anteriores do Fundo Municipal da Saúde, originadas por publicação no Diário Oficial da União.

A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 17 de junho.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações da Assessoria de Comunicação

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Governo mantém acervo oficial com relatos inusitados de OVNIs no Brasil

Luzes que mudavam de direção, discos luminosos, objetos que...

Frente fria muda o tempo e traz risco de temporais em SC

Depois de dias marcados pelo frio intenso, o tempo...
00:23:21

Videira Notícias – 26/06/2026

https://www.youtube.com/live/coTRGv69AIg?si=X3TM88lpGyYT07XU

Fraiburgo, Ibiam, Iomerê e Pinheiro Preto alteram horários de serviços públicos no dia do jogo do Brasil

Diversos municípios do Meio-Oeste catarinense anunciaram mudanças no funcionamento...

Van sem freio causa acidente em Caçador nesta sexta-feira

Um grande susto passou o motorista de uma Van...

Ibiam participa de fórum e anuncia projeto de monitoramento de rios em tempo real

O município de Ibiam marcou presença no Fórum de...

Quina de São João 2026 será sorteada no domingo com prêmio de R$ 260 milhões

A Quina de São João 2026 será sorteada no...

Acidente no Centro de Caçador deixa feridos

Acidente no Centro de Caçador entre um Gol e...