A Lei 19.396/2025 já está valendo em Santa Catarina e traz uma novidade importante para os bombeiros. Ela permite usar veículos apreendidos pelo Estado — que foram perdidos por irregularidades, como contrabando ou crimes — para o treinamento do Corpo de Bombeiros Militar e dos Bombeiros Voluntários.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Antes, esses carros geralmente eram destruídos, mas agora serão aproveitados para ajudar os bombeiros a praticar situações reais.
A ideia, segundo o deputado Oscar Gutz (PL), autor da lei, é “usar esses veículos de forma inteligente, para melhorar a preparação dos bombeiros”.
Essa mudança é boa para todo mundo: ajuda o meio ambiente, evitando o descarte de materiais, e melhora o trabalho dos bombeiros, que terão contato direto com os veículos em suas capacitações.
Veja também
HSDS oferece uma super novidade para a saúde do homem
Comércio varejista de SC cresce 6,2% e lidera ranking nacional entre estados
Com esse treinamento mais próximo da realidade, os profissionais estarão melhor preparados para salvar vidas e agir em emergências.
A lei reforça o compromisso de Santa Catarina com a segurança pública e o uso responsável dos bens apreendidos.