Governo envia ao Congresso projeto para acabar com escala 6×1 em regime de urgência

A proposta tramita em regime de urgência, o que obriga a Câmara a analisar o texto em até 45 dias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva encaminhou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira, um projeto de lei que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 — modelo em que o trabalhador atua por seis dias consecutivos com apenas um de descanso. A proposta também estabelece a redução da jornada semanal para 40 horas, sem corte nos salários.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a Casa Civil, o texto foi enviado em regime de urgência constitucional, o que acelera sua tramitação no Legislativo.

Publicidade

Nesse formato, a Câmara dos Deputados tem até 45 dias para analisar a proposta, sob risco de bloqueio da pauta para outras votações. Até o momento, a íntegra do projeto ainda não foi divulgada.

Em publicação nas redes sociais, Lula destacou o impacto social da medida e defendeu a mudança como um avanço na qualidade de vida dos trabalhadores.

“A proposta devolve tempo aos trabalhadores e trabalhadoras: tempo para ver os filhos crescerem, para o lazer, para o descanso e para o convívio familiar. Um passo para um país mais justo e com mais qualidade de vida para todos”, afirmou.

Articulação política e tramitação no Congresso

Antes do envio oficial, o presidente se reuniu com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para alinhar a condução do tema.

Também participaram das articulações o ministro das Relações Institucionais, José Guimarães, e o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta.

O objetivo é definir como o projeto do Executivo será analisado em conjunto com uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que já tramita sobre o mesmo assunto.

” Discutimos como encaminhar a questão do fim da escala 6×1. Presidente disse que fazia questão de encaminhar o projeto do governo, disse que ia mandar nesta semana. O presidente Hugo disse que existe uma PEC na Câmara tramitando sobre o esse tema. Combinamos que Hugo, Guimarães e eu vamos dialogar para construir uma forma de como tramitará a PEC e o projeto do governo. Vamos conversar para construir como será essa tramitação” disse o líder do governo na Câmara, Paulo Pimenta (PT-RS) ao GLOBO.

Segundo interlocutores, a proposta tem também caráter simbólico e político, alinhado à trajetória de Lula ligada ao movimento sindical. Nos bastidores, o envio do texto ocorre após semanas de divergências entre o Executivo e o Legislativo sobre o formato e o momento da proposta.

Debate envolve impacto econômico e social

A proposta prevê a redução da jornada sem diminuição salarial, com base na expectativa de ganhos de produtividade. No entanto, o tema divide opiniões entre especialistas e representantes do setor produtivo, que apontam possíveis impactos nos custos das empresas.

Atualmente, a escala 6×1 é comum em setores como comércio e serviços. A discussão sobre sua revisão ganhou força recentemente no Congresso e na sociedade, sendo vista pelo governo como uma pauta de forte apelo popular.

Mesmo com o envio do projeto, a PEC que trata do tema segue em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça, e a definição sobre qual proposta terá prioridade ainda será discutida entre as lideranças parlamentares.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações O Globo

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Sol predomina e temperaturas voltam a subir em Santa Catarina até sexta-feira

O tempo segue firme em Santa Catarina nos próximos...

Câmara de Videira analisa oito projetos em sessão desta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Videira realiza, na noite...

Foragido por homicídio em Santa Catarina é preso na Alemanha

Um homem condenado por um homicídio cometido em Santa...

Homem que atacou pai e filho durante churrasco é condenado a 15 anos de prisão

Um homem denunciado pelo Ministério Público de Santa Catarina...

Férias de inverno da rede municipal de ensino de Videira começam em 20 de julho

A Secretaria Municipal de Educação de Videira definiu o...

Hemosc faz apelo por doações para manter estoques de sangue em Santa Catarina

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina...

TRE-SC vai convocar mesários das Eleições 2026 pelo WhatsApp

A Justiça Eleitoral de Santa Catarina inicia, na próxima...