Lula deve vetar aumento no número de deputados federais

A decisão, que deve ser anunciada até o dia 16, ocorre em meio a um embate com o Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já sinalizou que não deve sancionar o projeto de lei que amplia o número de deputados federais. A decisão ocorre em meio a tensões com o Congresso Nacional, especialmente após o impasse sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O texto, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal, propõe a criação de 18 novas vagas parlamentares.

Publicidade

A medida pode gerar impacto financeiro de até R$ 150 milhões por ano aos cofres públicos, o que contraria a pauta econômica defendida por Lula.

Segundo informações obtidas pela CBN, uma fonte ligada ao Palácio do Planalto revelou que o presidente avalia os efeitos políticos e fiscais.

“O governo busca o equilíbrio entre a conveniência do discurso e o desgaste político”, declarou a fonte.

Lula tem até o dia 16 de julho para tomar uma decisão. Ele pode vetar totalmente o projeto ou simplesmente não sancioná-lo, permitindo que o Congresso o promulgue por conta própria.

“O presidente já crava que não vai sancionar o aumento”, reforça a mesma fonte.

A decisão também é estratégica. Lula quer manter sua posição firme contra privilégios e em favor da responsabilidade fiscal.

Dados da última pesquisa Datafolha mostram que 76% dos brasileiros são contra o aumento de parlamentares, o que torna o veto bem-visto pela população.

Por outro lado, o gesto pode aumentar o atrito com o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, principal articulador da proposta. A medida inicialmente causaria perda de cadeiras em estados como a Paraíba, reduto eleitoral de Motta, após decisão do STF. No entanto, o texto final redistribuiu as vagas, beneficiando nove estados sem que nenhum perdesse representantes.

A partir de 2026, Pará, Santa Catarina, Amazonas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Paraná, Ceará, Goiás e Minas Gerais devem ganhar mais deputados.

Ainda assim, setores do Planalto defendem que Lula mantenha distância da proposta e deixe o ônus político com o Congresso Nacional.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações CBN

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ultrapassagem em local proibido resulta em acidente grave

Um acidente registrado na manhã deste sábado (11) na...

Cobalchini destina viatura para a Polícia Militar Ambiental

O deputado Federal Valdir Cobalchini realizou na manhã deste...

Acidente envolve cinco veículos e deixa quatro pessoas feridas

Um acidente de trânsito envolvendo cinco veículos foi registrado...

Foragido é baleado ao resistir à prisão em Caçador

Um homem com mandado de prisão em aberto foi...

Artemis II pousa no mar após missão histórica

Os astronautas da Artemis 2 retornaram à Terra na...

Homem é preso em flagrante por furto no Centro de Caçador

Um homem foi preso em flagrante na tarde desta...

Alta generalizada no custo dos combustíveis em Caçador e Fraiburgo

Em pesquisa contínua realizada pela Universidade Alto Vale do...