Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Mulheres representam quase 90 mil eleitoras na Amarp

Maioria na população brasileira, mulheres vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente no auxilio democrático de escolher o futuro do País

O dia 24 de fevereiro marca uma data importante para a democracia brasileira, a conquista do direito das mulheres em votar nas eleições. A conquista do voto feminino representou uma grande mudança na sociedade brasileira. A partir desse momento, as mulheres passaram a ter voz nas eleições e a influenciar o rumo da política nacional.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No início do século XX, as mulheres brasileiras eram excluídas da vida política. A luta pelo direito ao voto começou a ganhar força na década de 1920, impulsionada por movimentos feministas e lideranças como Bertha Lutz, uma das principais ativistas da causa no Brasil.

Publicidade

A primeira vitória veio em 1932, quando o Código Eleitoral promulgado pelo então presidente Getúlio Vargas garantiu, pela primeira vez, o direito das mulheres ao voto. No entanto, a conquista ainda era parcial, pois o sufrágio feminino não era obrigatório, ao contrário do voto masculino. Somente em 1934, com a nova Constituição, o voto feminino foi plenamente reconhecido e equiparado ao dos homens.

Veja também:

VÍDEO: Mulheres escapam ilesas de acidente em Braço do Norte

Eclipse lunar total: saiba o dia e hora que será visível no Brasil

Com o passar dos anos, a democracia brasileira começou a observar a presença cada vez mais das mulheres na construção do processo eleitoral. Atualmente, o voto delas, na maioria das vezes, é o responsável pela definição eleitoral. 

Na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do PeixeAmarp, atualmente elas ocupam a maior parcela das eleitoras. São exatamente 86.516 eleitoras aptas a votar, segundo dados do TRE – SC nas eleições de 2024.

Caçador possui a maior porcentagem, 52%, com 27.871 eleitoras. Em seguida vem Videira com 20.500 e Fraiburgo com 13.602 eleitoras. Porém, há municípios onde os números chamam a atenção. Em alguns casos, os números se igualam, em outras há mais homens votantes do que mulheres. 

Localizada entre Tangará e Campos Novos, Ibiam conta com uma igualidade entre homens e mulheres aptos a votar, exatos 990 para ambos os lados. Já Matos Costa, Calmon, Rio das Antas, Macieira e Timbó Grande, há mais homens com direito a votar do que mulheres. Entre eles, Macieira e Matos Costa são as cidades que possuem a maior diferença entre homens e mulheres, sendo 85% para o eleitorado masculino e 48% feminino. As duas têm à frente do executivo mulheres ocupando o cargo.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Mais Lidas da semana

Professoras são proibidas de almoçar na escola e comem na praça

Há vários meses, duas professoras da rede municipal de...

Mais de 177 mil famílias que receberam Auxílio Emergencial terão que devolver o dinheiro

Desde março, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social...

Quinta-feira terá chuva rápida em Santa Catarina e frio nos planaltos

O tempo em Santa Catarina segue instável na quinta-feira...

Fort Atacadista confirma construção de nova unidade em Videira

A cidade de Videira, localizada no Meio-Oeste de Santa...

Outros Tópicos Interessantes