Rádios RBV

Menu

Prefeitura de Rio das Antas esclarece fake news sobre aumento de IPTU

Conforme a nota oficial, “não houve aumento das alíquotas do IPTU, que permanecem inalteradas”

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Prefeitura de Rio das Antas

A Prefeitura de Rio das Antas emitiu uma resposta oficial por meio de suas redes sociais, a fim de esclarecer uma fake news sobre um suposto aumento de IPTU no município.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a nota da Administração Municipal, as informações divulgadas em redes sociais e outros meios, foram distorcidas e descontextualizadas, atribuindo no que classificaram de “sensacionalista um suposto “aumento do IPTU”. A Prefeitura afirma que que tais alegações não condizem com a realidade e visam confundir a população.

Veja também

Prefeitura de Caçador organiza o quadro de comissionados

Municípios do Meio Oeste receberão novas unidades habitacionais

Aneel confirma bandeira tarifária verde para a maioria de 2025

Confira os argumentos apresentados pela Prefeitura

Atualização do Padrão Tributário Municipal (PTM):

O Decreto mencionado na publicação refere-se exclusivamente à atualização do valor do Padrão Tributário Municipal (PTM), conforme previsto na Lei Ordinária nº 379/1976, em seu artigo 128. Essa atualização ocorre anualmente, de forma automática e obrigatória, com base na variação do INPC apurado no ano anterior, como estabelecido no parágrafo 1º do mesmo artigo. Esse procedimento é legal, técnico e obrigatório, visando corrigir a base de cálculo em conformidade com a inflação.

Atualização do Valor Venal dos Imóveis:

Também é prática comum a atualização do valor venal dos imóveis, conforme disposto no art. 10 da Lei Ordinária nº 379/1976. Esse processo é realizado com base em critérios objetivos, como índices oficiais de correção monetária, melhorias na infraestrutura local e características do imóvel, conforme apurado pela administração tributária. Trata-se de um ajuste técnico e legal, necessário para que a base de cálculo reflita a realidade econômica e patrimonial.

Não se trata de aumento de alíquota ou impostos:

Esclarecemos que não houve aumento das alíquotas do IPTU, que permanecem inalteradas. A atualização do PTM e dos valores venais dos imóveis não constitui criação ou majoração de impostos, mas sim um ajuste necessário para garantir a justiça fiscal e o cumprimento das normas legais.

Responsabilidade com a informação:

Infelizmente, a utilização de informações fora de contexto e em tom sensacionalista apenas prejudica a transparência e a credibilidade de uma gestão comprometida com os princípios da legalidade, publicidade e eficiência, conforme previstos na Constituição Federal (art. 37).

Por fim, a Prefeitura reafirma o compromisso com a verdade e a transparência. Convidamos a população a buscar informações diretamente nos canais oficiais e a participar das audiências públicas e demais eventos de prestação de contas, onde todos os atos da administração são apresentados de forma clara e acessível.

Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas nos canais oficiais de atendimento da Prefeitura”.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vagas de emprego em Canoinhas: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Canoinhas e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Capinzal: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Capinzal e região somam dezenas...

Vagas de emprego em Tangará: confira o quadro Tem Vaga

Vagas de emprego em Tangará e região somam dezenas...

Comunidade e entidades se unem para recuperar o Rio das Pedras em Videira

O Rio das Pedras, maior afluente da sub-bacia hidrográfica...

Mais Lidas da semana

Shows da banda Ira! são cancelados em SC e RS após fala do vocalista

​A 3LM Entretenimento, produtora responsável pela turnê comemorativa dos...

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue oscilando entre sol e pancadas de chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta quarta-feira...

Hospital de Videira passará a ter plantão a partir de maio

A partir de 1º de maio, o Hospital Salvatoriano...

Videira registra 50 novos casos de dengue em uma semana

A Secretaria Municipal de Saúde de Videira divulgou nesta...

Bolsonaro é hospitalizado após sentir dores abdominais

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra...

Outros Tópicos Interessantes