Rádios RBV

Senado italiano aprova restrições à cidadania por descendência

Se virar lei, a cidadania será permitida apenas em casos específicos, e o processo não poderá mais ser feito por consulados

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações G1

O Senado da Itália aprovou nesta quinta-feira (15) um projeto de lei que altera as regras para a concessão de cidadania italiana por descendência, afetando especialmente brasileiros com ascendência italiana. O projeto, que já passou pela aprovação do Senado, segue agora para a Câmara dos Deputados, onde será decidido se se tornará lei definitiva.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A nova legislação limita o reconhecimento da cidadania italiana apenas a filhos e netos de cidadãos italianos, com duas condições específicas:

  • o ascendente deve ter nascido na Itália; e
  • se o ascendente nasceu fora da Itália, ele deve ter residido no país por pelo menos dois anos consecutivos antes do nascimento do descendente.

Além disso, a possibilidade de solicitação de cidadania por meio de consulados ou embaixadas italianas será suspensa, obrigando os interessados a recorrer diretamente à Justiça italiana.

Essa mudança pode afetar milhares de brasileiros descendentes de italianos, especialmente aqueles que são bisnetos ou trinetos, que anteriormente poderiam solicitar a cidadania italiana com base no princípio do jus sanguinis, sem limite de gerações.

A nova legislação visa combater o que o governo italiano considera um “fluxo descontrolado” de solicitações e garantir que os cidadãos tenham uma ligação efetiva com o país.

Em resposta, uma petição online criada por uma ítalo-brasileira já reuniu mais de 52 mil assinaturas, protestando contra o decreto e defendendo a manutenção do direito à cidadania italiana para todos os descendentes.

O governo italiano justifica a mudança como necessária para a segurança nacional e para conter o aumento de solicitações.

O processo legislativo ainda está em andamento, e a expectativa é que a Câmara dos Deputados vote a aprovação ou não da lei até o fim de maio.

Se aprovada, a nova legislação entrará em vigor, alterando significativamente os critérios para a concessão de cidadania italiana por descendência.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereadora Jana Guedes propõe destinar recursos de multas ao Corpo de Bombeiros de Videira

A vereadora Jana Guedes, do PDT, apresentou na sessão...

Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente na SC-280

Foram identificadas as cinco vítimas fatais do grave acidente...

Gripe aviária leva China e Europa a suspenderem compra de frango do Brasil

O primeiro caso de gripe aviária em granja comercial...

Com estreia de Vitinho, Caçador Futsal encara Rio do Sul

O Caçador Futsal volta à quadra neste sábado, dia...

Ligação entre Amarante e Santa Gema recebe pavimentação asfáltica em Videira

A Prefeitura de Videira deu início, nesta semana, à...

Mais Lidas da semana

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Sabe aquele aroma sofisticado e acolhedor que sentimos ao...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com melhora no tempo em todo Estado

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Onça-parda é flagrada nas proximidades do Centro de Caçador

Na manhã desta quinta-feira (08), o Sargento Osmar Sonego,...

Autor de homicídio é preso poucas horas após o crime

O homem suspeito de ter cometido um homicídio na...

Outros Tópicos Interessantes