A empresa Tedesco, do setor de papel e celulose em Caçador, teve seu projeto “Lavador de Gases: Inovação Tecnológica para Melhoria da Qualidade Ambiental” contemplado na 31ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A lista dos 33 projetos vencedores foi divulgada no dia 23 de abril. Desses, 25 são de Santa Catarina. O reconhecimento veio graças à relevância, inovação, impacto ambiental e potencial de replicabilidade da iniciativa.
O equipamento premiado foi instalado em 2024 e intertravado ao forno de recuperação química da indústria. O sistema atua no controle da poluição atmosférica, promovendo ganhos significativos na qualidade do ar e na vida das pessoas.
Veja também
Pix lidera pagamentos no Brasil com 63,8 bilhões de transações em 2024
Santa Catarina define datas do vazio sanitário e plantio da soja
Segundo a engenheira ambiental, Tatiana Bendlin, responsável pelo projeto na Tedesco, o equipamento já alcançou mais de 90% de eficiência na redução de poluentes dos gases de exaustão. “Estamos trabalhando em ajustes constantes do processo e equipamento, que irão melhorar ainda mais esta eficiência”, afirma.
O Prêmio Expressão de Ecologia é promovido desde 1993 pela Editora Expressão, inspirado pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92. Em 31 anos, já contabiliza mais de 3.500 projetos inscritos.
A cerimônia de premiação será no dia 30 de agosto de 2025, no Jurerê Beach Village, em Florianópolis. Na ocasião, será lançado o anuário Revista Líderes de Expressão, com detalhes dos projetos reconhecidos, disponível em versões impressa e digital.
A Tedesco é especializada na produção de celulose, papel kraft, papel reciclado, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais.
Nossas Redes Sociais