Quase 1 milhão de motoristas furaram pedágio em SC em 2025

Nos dois primeiros meses de 2026, já são quase 190 mil casos

Santa Catarina enfrentou um aumento expressivo nos casos de evasão de pedágio em 2025. Ao longo das quatro praças localizadas no trecho catarinense da BR-101 Norte, a concessionária Arteris contabilizou 982,7 mil motoristas que “furaram” a cobrança. Esse número representa um crescimento de 39% em relação ao ano anterior, quando foram registrados 707 mil episódios de fuga de pedágio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Os dados da Arteris revelam que, somando os 27,6 mil casos ocorridos no trecho catarinense da BR-116, também gerido pelo grupo, o total de motoristas que evitaram o pagamento em rodovias de SC superou a marca de 1 milhão.

Publicidade

Placas instaladas nas praças alertam que essa prática é considerada uma infração grave de trânsito, sujeita a multa de R$ 195 e cinco pontos na CNH.

Apesar disso, muitos condutores ainda insistem em passar direto pelos pontos de cobrança, ignorando os riscos e penalidades.

Nos dois primeiros meses de 2026, os registros apontam uma redução de 11% em comparação com o mesmo período do ano passado, somando 189,4 mil casos contra 210,2 mil em 2025.

É importante ressaltar que esses números não incluem falhas no pagamento automático por tags eletrônicas, que podem ocorrer ocasionalmente.

Fiscalização e desafios da PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é responsável por fiscalizar a evasão de pedágio, já que se trata de infração de trânsito. No entanto, os dados apontam que apenas 376 autos de infração foram emitidos em 2025, menos de 1% do total registrado pela concessionária.

Segundo a PRF, “Na medida do possível, a PRF faz esse tipo de fiscalização, mas obviamente não há como manter uma equipe 24h estacionada em cada praça de pedágio.” Isso evidencia o desafio de monitorar a evasão de forma contínua e efetiva.

Homem cria nudez falsa da ex com inteligência artificial em SC
Fotos: PRF

Como a Arteris identifica os infratores

A Arteris Litoral Sul informou que utiliza um sistema de monitoramento integrado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde 2023.

Câmeras com tecnologia OCR registram automaticamente a placa dos veículos que passam sem pagar. Após validação dos dados, a ANTT pode emitir a infração de maneira automatizada.

Segundo Emerson Andrade, especialista em segurança no trânsito, “Além de ser uma infração de trânsito, essa conduta traz toda uma insegurança para as pessoas que estão passando na praça naquele momento. Traz um risco principalmente de colisão traseira, com veículos, muitas vezes de grande porte, assumindo o risco de bater na cancela e em tudo que estiver pela frente.”

O pagamento do pedágio não é apenas uma exigência legal: ele garante manutenção das rodovias, segurança e prestação de serviços essenciais aos motoristas que transitam diariamente pelas estradas de Santa Catarina.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

RBVerde 2026 mobiliza Santa Catarina e recolhe mais de 17 toneladas de resíduos em ação ambiental

A quinta edição do RBVerde reafirmou sua posição como...

Videira reforça orientações após suspensão preventiva da vacina contra a dengue

A Secretaria de Saúde de Videira informou que está...

Copa do Mundo pode movimentar mais de R$ 130 milhões em Santa Catarina

A Copa do Mundo de 2026, que será realizada...

Rio das Antas reforça saúde pública com novos equipamentos e melhorias estruturais

A Administração Municipal de Rio das Antas, por meio...

CDL e Prefeitura de Caçador promovem 8ª edição da Ponte para o Amor

O clima de romance vai tomar conta do centro...

Iomerê confirma a 39ª Festa Julina com shows, tradição e muita diversão

A Prefeitura de Iomerê confirmou oficialmente a realização da...

Corpo de Bombeiros de Videira realizou 731 atendimentos durante o mês de maio

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC)...

Jornalista Frutuoso Oliveira lança seu primeiro romance

O jornalista caçadorense Frutuoso Oliveira, radicado em Florianópolis, lança...