Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Bombeiros de SC intensificam combate a incêndios no Mato Grosso do Sul

Os bombeiros catarinenses concentram seus esforços no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, onde enfrentam frentes de fogo de 30 km em uma área de 73.345 hectares

Uma equipe de 10 dos 20 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que já atua no combate a incêndios no Pantanal do Mato Grosso do Sul, foi deslocada para uma nova área em Naviraí neste sábado (07). A outra metade da equipe continua em Aquidauana, onde as operações de controle de incêndios permanecem ativas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Neste momento, os bombeiros catarinenses concentram seus esforços no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.

Publicidade

O parque, com uma vasta área de 73.345,15 hectares, localizado na Bacia do Rio Paraná, enfrenta uma situação alarmante com diversos focos de queimadas ainda ativos.

Veja também

Bombeiros de Santa Catarina completam cinco dias de combate às chamas

Bombeiros de SC iniciam operação contra queimadas no Mato Grosso do Sul

A densa vegetação e as áreas alagadas complicam o acesso e forçam a equipe a adotar estratégias de combate indireto.

Os bombeiros do CBMSC iniciaram a missão no Mato Grosso do Sul em 28 de agosto, após saírem de Florianópolis a pedido do governador Jorginho Mello.

Equipados com seis caminhonetes e todos os recursos necessários, a equipe usa drones para monitorar e avaliar os focos de incêndio, o que tem sido crucial para o sucesso das operações.

Situação Crítica e Estratégias de Combate

O capitão Ricardo Bianchi, comandante da operação, relatou que o cenário no Parque é extremamente crítico.

“A extensão da área e as frentes de fogo que chegam a 30 quilômetros tornam inviável o combate direto. Por isso, adotamos estratégias de contra-fogo para evitar que as chamas avancem para áreas habitadas e causam mais destruição”, explicou.

A redução das áreas alagadas no Pantanal devido à seca intensifica a dificuldade das operações.

Além disso, a seca na Amazônia afeta os ciclos climáticos do Pantanal, já que parte das chuvas que chegam ao Mato Grosso do Sul é gerada na floresta amazônica.

A combinação desses fatores torna a tarefa dos bombeiros ainda mais desafiadora.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV/ Assessoria de Imprensa CBMSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Uniarp firma convênio e fortalece presença internacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...

Cidades Sustentáveis em Debate: Desafios e Soluções no Meio-Oeste Catarinense

Cidades sustentáveis têm dominado as discussões sobre meio ambiente...

SC impulsiona alta produção e leva Brasil a zerar importação de cebola

O Brasil não importou cebola em outubro, situação inédita...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 2/2025 Chamada Pública n. 1/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Hemosc enfrentam estoque crítico de sangue e pedem doações urgentes

Os hemocentros de Santa Catarina enfrentam situação crítica e...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Ônibus de banda catarinense se envolve em colisão e deixa um morto e feridos

Um grave acidente deixou uma pessoa morta e sete...

Quem era a família que morreu no grave acidente na SC-477

Foram identificadas as três vítimas fatais do grave acidente...

Outros Tópicos Interessantes