Bombeiros ensinam como agir em caso de engasgamento com leite materno

Neste Agosto Dourado, compartilhe essas informações com amigos, familiares e gestantes

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1º a 8 de agosto, e durante a Campanha Agosto Dourado, que abrange todo o mês, os Bombeiros de Santa Catarina ensinam como agir em caso de engasgamento com leite materno.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Em todo o estado, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina atua na instrução de pais e profissionais da Educação para que saibam como agir em caso de engasgamentos.

Publicidade

A capacitação mais recente ocorreu em São Miguel do Oeste na última terça-feira (30) no projeto Prevenir é Salvar!.

A ação tem como objetivo preparar gestantes e suas redes de apoio para agir em situações de emergência, especialmente em casos de Obstrução de Vias aéreas por Corpos Estranhos (OVACE).

Ministrado pelo cabo Evandro dos Santos, o treinamento foi realizado na sede do 12° Batalhão de Bombeiros Militar (12° BBM) e contou com a participação de gestantes e seus familiares.

Veja também

Corpo de Bombeiros de SC vence competição internacional

Mortes por engasgamento crescem 124% em SC

As capacitações ocorrem mensalmente e ensinam manobras de desengasgo para lactentes, crianças e adultos, além de abordar cuidados com o coto umbilical, introdução alimentar, amamentação e práticas de auxílio emergencial.

Destinado a gestantes no último trimestre de gestação e seus familiares, o projeto é conduzido por Bombeiros Militares e Comunitários do 12° BBM, com a colaboração de acadêmicos de Enfermagem da Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina) campus São Miguel do Oeste.

A iniciativa visa aumentar a segurança e o bem-estar da comunidade, ensinando técnicas de intervenção rápida que podem salvar vidas.

“Esta ação reafirma o compromisso do CBMSC com a prevenção e a educação em primeiros socorros, proporcionando à comunidade local ferramentas essenciais para garantir a segurança de seus entes queridos”, explica o cabo Evandro.

Engasgamentos

Amamentar é natural, mas nem sempre fácil. Cada bebê é único, portanto, alguns podem ter mais dificuldade na hora de engolir, sugando o leite rápido demais e não conseguindo engolir. Nesse caso, pode ocorrer o chamado “afogamento com o leite”.

Esse tipo de engasgo é comum, principalmente em bebês que não ingerem o leite na posição correta. Porém, se a mãe notar que os engasgos são frequentes, é aconselhável agendar uma consulta com um pediatra.

Caso um engasgo ou afogamento ocorra, o primeiro passo é manter a calma. Em seguida, deve-se fazer a desobstrução das vias aéreas superiores. Para isso, seguem abaixo instruções simples:

  • Vire o bebê de bruços, em cima do braço (de quem irá fazer o desengasgamento);
  • Coloque os dedos indicador e médio no queixo da criança, mantendo a boca dela aberta;
  • Mantenha a barriga do bebê virada para baixo e uma perna separada de cada lado;
  • Deixe a cabeça um pouco mais baixa, inclinada em relação ao corpo;
  • Dê leves tapas na região das costas do bebê até que as vias aéreas sejam liberadas.

O primeiro sinal de que a criança voltou a respirar, é quando ela começa a chorar. Neste momento, coloque o bebê com as costas em seu peito e limpe qualquer secreção que esteja na boca ou nariz.

E lembre-se: em casos de engasgamento ou afogamento, após a primeira tentativa de desobstrução ou se precisar de socorro, ligue para o Corpo de Bombeiros Militar, pelo telefone 193.

Fonte:
Centro de Comunicação Social Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Três atropelamentos acontecem em menos de uma hora em Caçador

Três atropelamentos foram registrados na tarde desta terça-feira (6),...

SC Rural 2 abre inscrições para apoiar agricultores e pescadores em Santa Catarina

Programa estadual destina milhões de reais para projetos de desenvolvimento sustentável e melhorias produtivas em Santa Catarina.

Quarta-feira terá calor e temporais isolados no Grande Oeste de SC

Santa Catarina terá uma quarta-feira (07) marcada pela presença...

Raio atinge avião da Gol em voo de Santa Catarina para São Paulo

Aeronave da Gol foi atingida por raio durante trajeto entre Correia Pinto e Congonhas, mas pousou normalmente em São Paulo.

Trecho entre Treze Tílias e Arroio Trinta é liberado

A rodovia que liga os municípios de Treze Tílias e Arroio Trinta teve a etapa de concretagem concluída e já recebe veículos.