Os Bombeiros Voluntários de Caçador receberam nesta terça-feira (14), novos equipamentos entregues pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). A solenidade contou com demonstrações práticas de uso e a presença de representantes do TJ no município.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o coordenador do Centro de Ensino, bombeiro Giancarlo de Oliveira, a corporação foi contemplada com um compressor — utilizado para o enchimento dos cilindros de ar do equipamento de proteção respiratória (EPR) e de mergulho —, além de 50 pares de luvas de combate a incêndio e 50 pares de luvas para resgate veicular.
“Esses equipamentos vão contribuir diretamente na segurança e na eficiência das nossas operações. As luvas são mais ergonômicas e oferecem melhor mobilidade e visibilidade noturna, enquanto o compressor garante autonomia para o enchimento dos cilindros usados em incêndios e salvamentos aquáticos”, destacou.
Veja também
Obras de esgotamento sanitário em Caçador iniciam nesta quarta-feira
Ônibus Lilás percorre o Meio-Oeste de SC para apoiar mulheres contra a violência
A entrega dos equipamentos é resultado de um edital do Tribunal de Justiça, que destina recursos de prestações pecuniárias e transações penais a entidades locais. A iniciativa busca aplicar os valores arrecadados em projetos que beneficiem diretamente a comunidade.
A membro da comissão especial do TJ em Caçador, Anemari Socreppa, explicou o processo de seleção das entidades. “Todo ano, no mês de março, abrimos um edital para inscrição de projetos. As verbas são provenientes de fundos de transação penal e de prestações pecuniárias. Após análise, é feito o repasse às entidades contempladas, e os bombeiros voluntários foram uma delas neste ano”.
A também representante da comissão, Rhubia Estrowispy, ressaltou a importância de ver os resultados desses recursos aplicados localmente. “Os bombeiros apresentaram projetos relevantes e esses equipamentos vão auxiliar no combate a incêndios e salvamentos. É gratificante ver que o dinheiro arrecadado pelo Tribunal é revertido em benefício direto da comunidade de Caçador”.
Estiveram também na entrega dos equipamentos a promotora de justiça Daniele Diamante e o juiz da Vara Criminal, Paulo Henrique Aleixo, responsável pela gestão dos recursos em Caçador, permitindo maior efetividade na aplicação local dos valores, que antes eram destinados a projetos estaduais.