Um brasileiro está entre os feridos no grave descarrilamento do Elevador da Glória, em Lisboa, segundo informou nesta quinta-feira (4) o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Alessandro Candeas. O cidadão brasileiro recebeu atendimento médico no hospital e já teve alta. As informações foram divulgadas pelo portal g1.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Até o momento, o Consulado do Brasil em Lisboa não confirmou se o brasileiro ferido é residente local ou turista visitando a cidade. Segundo o jornal “Diário de Notícias”, ele foi atendido no Hospital Amadora-Sintra.
No total, 23 pessoas ficaram feridas no acidente, que ocorreu nesta quinta-feira. Além disso, 17 pessoas perderam a vida na tragédia, conforme dados oficiais das autoridades portuguesas.
As causas do descarrilamento seguem sob investigação pelas equipes competentes.
Veja também
Videira oficializa participação no Casa Catarina garantindo 43 novas moradias
Santa Catarina aprova aulas de autodefesa para meninas nas escolas
O acidente aconteceu por volta das 18h05, horário local (14h05 em Brasília), quando o bondinho, chamado de elétrico em Portugal, descarrilava uma ladeira em direção à Praça dos Restauradores. Durante a descida, o veículo descarrilou, colidiu contra um prédio e tombou.
Vítimas de todo mundo
Entre os feridos, cinco estão em estado grave e foram encaminhados para hospitais da região para tratamento.
A polícia portuguesa divulgou nesta quinta-feira a nacionalidade de 15 das 16 delas:
- 4 portugueses;
- 2 alemães;
- 2 espanhóis;
- 1 coreano;
- 1 cabo-verdeano;
- 1 canadense;
- 1 italiano;
- 1 francês;
- 1 suíço;
- 1 marroquino.
Elevador da Glória
O Elevador da Glória é uma linha histórica que opera desde 1885, ligando a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto. Ambas as regiões são pontos turísticos muito movimentados e ficam no centro da capital portuguesa.
Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, expressou seu pesar pelo acidente. “O Presidente da República apresenta o seu pesar e solidariedade às famílias afetadas por esta tragédia e espera que a ocorrência seja rapidamente esclarecida pelas entidades competentes”, afirmou em nota oficial.
O governo português decretou luto nacional em respeito às vítimas e suas famílias, reforçando o compromisso em esclarecer os fatos o quanto antes.