Em homenagem ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado em 2 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensifica a Operação Alerta Vermelho nas escolas, reforçando seu compromisso com a prevenção e a segurança no estado. Essa iniciativa segue o Decreto Federal nº 35.309, de 2 de abril de 1954, que institui a Semana de Prevenção Contra Incêndios, e consiste em palestras educativas destinadas a alunos do 5º ano das redes públicas estaduais e municipais.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Durante as visitas, Bombeiros Militares e Comunitários orientam as crianças sobre formas de evitar incêndios residenciais e atitudes corretas em situações de emergência.
Eles explicam a importância de não brincar com materiais perigosos como isqueiros, fósforos e velas. Além disso, ensinam como solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros e a observar a segurança das casas, especialmente em relação a mangueiras de gás mal instaladas ou vencidas.
Vários outros temas relacionados à segurança também são abordados, promovendo interação e troca de informações com os estudantes.
Veja também
Conferência da Cidade aponta soluções para mobilidade, meio ambiente e moradia em Videira
Dia Nacional do Bombeiro: homenagem à coragem que salva vidas
Para ampliar o alcance, os alunos recebem um formulário digital com perguntas sobre segurança contra incêndios, baseado no Home Fire Inspections da National Fire Protection Association (NFPA).
Esse material deve ser preenchido junto aos pais ou responsáveis, incentivando a participação familiar e a análise das condições de segurança do lar.
Além de disseminar conhecimento, a Operação Alerta Vermelho permite que o CBMSC receba feedback da comunidade sobre seus serviços, reforçando a importância do trabalho preventivo.
Essa ação faz parte do calendário anual do CBMSC e reafirma o compromisso da corporação em proteger vidas e patrimônios em Santa Catarina.