Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Cidades de SC são alvo de operação por fraude fiscal e sonegação

Saiba onde: GAECO cumpre mandados em quatro cidades de SC e outros três estados em operação contra fraude fiscal e sonegação tributária

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou, na manhã desta terça-feira (16), a Operação Mercado de Pandora, que investiga um esquema milionário de fraude fiscal e sonegação tributária no comércio eletrônico. Ordens judiciais são cumpridas em quatro cidades de Santa Catarina.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC). No total, a Justiça determinou 15 mandados de prisão preventiva e 44 de busca e apreensão, além do sequestro e bloqueio de bens de 38 pessoas físicas e 31 empresas. O valor solicitado para bloqueio supera R$ 227 milhões. Apenas em tributos sonegados, a estimativa do fisco estadual aponta prejuízo de R$ 45 milhões.

Publicidade

Durante o cumprimento das ordens, uma pessoa foi presa em flagrante por porte de munições de calibre restrito. Um simulacro de arma de fogo também foi apreendido.

Como funcionava o esquema

Segundo as investigações, a organização criminosa usava empresas de fachada, conhecidas como “noteiras”, registradas em nome de laranjas. O objetivo era emitir notas fiscais falsas para viabilizar a venda de celulares em plataformas de marketplace sem recolher tributos.

Quando os negócios atingiam grande volume de vendas, as empresas eram desativadas ou abandonadas. Logo depois, novos registros eram criados, garantindo a continuidade da fraude e a ocultação de receitas.

Esse ciclo gerava concorrência desleal no setor varejista de tecnologia e dificultava o rastreamento contábil. O esquema pode ter movimentado dezenas de milhões de reais em operações fraudulentas.

Mandados em quatro estados

Além de Santa Catarina, a operação cumpre ordens judiciais em outros três estados. Veja estados e cidades.

  • Santa Catarina: Joinville, Mafra, São João Batista, Campo Erê;
  • Paraná: Apucarana, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Marmeleiro e São Jorge do Oeste;
  • Alagoas: Maceió;
  • São Paulo: São Paulo (capital) e Limeira.

As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Estadual de Organizações Criminosas. Fora de Santa Catarina, o GAECO contou com apoio dos Ministérios Públicos do Paraná, São Paulo e Alagoas, além de equipes da Polícia Civil e Polícia Militar.

Nome da operação “Mercado de Pandora”

O nome “Mercado de Pandora” faz referência ao mito grego da Caixa de Pandora. Assim como no mito, em que o recipiente ao ser aberto liberou todos os males do mundo, o mercado virtual dos investigados aparentava ser legal, mas escondia um sofisticado esquema de fraude, sonegação, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Estrutura da operação

A investigação envolveu o Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB), a Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI) e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), que auxiliaram no rastreamento de ativos virtuais. Em Santa Catarina, a Polícia Científica atuou na preservação de provas coletadas.

A operação foi coordenada em apoio à 6ª Promotoria de Justiça da Comarca de Chapecó – Promotoria Regional da Ordem Tributária. As apurações seguem em sigilo, mas novas informações devem ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.

O GAECO

O GAECO é uma força-tarefa vinculada ao Ministério Público de Santa Catarina e formada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar. A atuação tem como objetivo investigar, prevenir e reprimir organizações criminosas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações da Foto: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Caminhão tomba na SC-350 e um dos ocupantes fica preso às ferragens

Caminhão tomba na SC-350 e um dos ocupantes fica...

Quinta-feira terá sol e risco de temporais isolados

A quinta-feira (19) será marcada por variação nas condições...

Museu do Contestado celebra 52 anos como marco zero do município

Neste 18 de março de 2026, um dos maiores...

Servidores municipais entram em estado de greve após rejeitar propostas salariais

Os servidores públicos municipais de Videira, em Santa Catarina,...

Mais Lidas da semana

Lobo-guará é filmado em município do Meio-Oeste catarinense

Um Lobo-guará foi flagrado cruzando uma área de reflorestamento...

Caminhoneiros de SC entram em greve devido à alta do diesel

Caminhoneiros de Santa Catarina decidiram aderir a uma mobilização...

Morre Giovani Moraes, um dos maiores produtores de cebola do Brasil

Morreu nesta terça-feira, 10, Giovani Dal Mas Moraes, um...

Polícia Civil identifica situação de maus-tratos contra idoso em Caçador

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da...

Corpo é encontrado em estado avançado de decomposição em Videira

O Corpo de Bombeiros Militar de Videira foi acionado...

Outros Tópicos Interessantes