O Colegiado Regional de Proteção e Defesa Civil da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) deu posse à nova diretoria. Os nomes foram empossados durante a 27ª reunião do colegiado, que foi realizada no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) em Caçador no dia 11 de junho. Durante o encontro, foram eleitos e empossados os novos membros da diretoria da entidade.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Assumiu a presidência o atual Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Videira Luiz Gabriel Fianco. A vice-presidência ficou a cargo de Sérgio Eloy Bisotto, Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caçador. Como secretários, tomaram posse Rosane Guesser, de Lebon Regis, e Paulo Hoffelder, de Salto Veloso.
Em entrevista ao Portal RBV, Luiz Gabriel Fianco destacou a importância da Defesa Civil para os 15 municípios que compõem a região da Amarp. Ele enfatizou que a função do colegiado é servir como elo entre os municípios e a regional da Defesa Civil de Santa Catarina, sob a coordenação do Sargento Paulo César Gaiovis.
Fianco mencionou que a cada 60 dias são realizadas reuniões em Caçador, sede da regional, para discutir os desafios e necessidades dos municípios, buscando sempre recursos e treinamentos para fortalecer a capacidade de resposta das Defesas Civis locais.
Veja também
Inverno em Santa Catarina não deve ter períodos longos de frio
Trecho crítico da SC-120 é restaurado entre Lebon Régis e Curitibanos
Além disso, anunciou que nos dias 9 e 10 de julho será realizado o primeiro seminário da Defesa Civil, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), na Câmara de Vereadores de Caçador. O evento contará com a presença de prefeitos, vice-prefeitos e coordenadores de Defesa Civil dos municípios da Amarp e de todo o estado, incluindo palestras de representantes da Defesa Civil Nacional e Estadual. Serão discutidos temas atuais e relevantes, como a recente crise no Rio Grande do Sul, com o objetivo de preparar melhor os municípios para enfrentar possíveis desastres.
Fianco reforçou que, apesar do bom nível de treinamento das Defesas Civis municipais, a constante capacitação é essencial para assegurar que todos estejam prontos para atuar em situações extremas, garantindo a segurança e o bem-estar da população da região da Amarp.