O júri do homem acusado de matar quatro crianças durante o ataque a uma creche em Blumenau, Santa Catarina, começou nesta quinta-feira (29). A sessão teve início às 8h30, no salão do Tribunal do Júri do Fórum Central da cidade. O crime, que chocou o país, ocorreu em 5 de abril de 2023, quando o réu invadiu a creche Cantinho Bom Pastor.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O julgamento ocorre quase um ano e meio após o incidente e envolve acusações de quatro homicídios qualificados e cinco tentativas de homicídio qualificado.
As qualificadoras incluem motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, e crime contra menores de 14 anos. O réu está preso desde o dia do ataque.
Veja também
Segurança nas escolas um ano após ataques em SC
Estudantes fazem movimento pedindo paz nas escolas
O ataque resultou na morte de quatro crianças entre 4 e 7 anos, sendo as vítimas foram Bernardo Cunha Machado, Bernardo Pabst da Cunha, Larissa Maia Toldo e Enzo Marchesin Barbosa.
Antes do início do julgamento, familiares das vítimas e funcionários da creche se reuniram em frente ao fórum para orações.
A audiência não tem previsão de término.
Esquema de segurança
O julgamento acontece sob um forte esquema de segurança, com a presença de promotores de Justiça, defesa do réu, e a escrivã.
O réu chegou ao local às 7h30, escoltado pela Polícia Penal catarinense.
Para garantir a segurança, o Poder Judiciário estabeleceu diversas restrições, como o acesso restrito ao tribunal apenas para familiares das vítimas e do réu.
A rua em frente ao fórum será temporariamente fechada durante o início e o término do julgamento.
Ataque
O ataque ocorreu na manhã de 5 de abril de 2023, na creche Cantinho Bom Pastor.
O autor do crime chegou ao local de moto, pulou o muro, e atacou as crianças no parque. Após o ataque, ele se entregou à polícia.
A creche é uma unidade particular de ensino em Blumenau, no Vale do Itajaí, Santa Catarina.