Nos primeiros seis meses de 2024, o número de vítimas de golpes em Santa Catarina aumentou em 5,62%. Este dado foi revelado por um levantamento da IdWall, empresa de tecnologia e segurança. O estudo mostra ainda que os golpistas têm atacado preferencialmente nas madrugadas.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O relatório indica que os dias preferidos pelos golpistas mudaram do ano passado para este ano. Em 2023, o pico das tentativas de fraude ocorreu nas madrugadas de sábado. Não há dados segmentados por região do país.
Mesmo com o maior fluxo dos crimes sendo nos dias de semana em 2024, o levantamento aponta que vale a pena a atenção nos demais dias.
“Existe a possibilidade de que aos finais de semana, fraudadores busquem aproveitar o menor nível de atenção e disponibilidade das vítimas para aumentar suas chances de sucesso”, diz o estudo.
No entanto, a IdWall alerta que os finais de semana ainda são críticos, com golpistas aproveitando o menor nível de atenção das vítimas.
Veja também
Estelionatários usam Prova de Vida do INSS para aplicar golpes
Hospitais da região alertam para golpes usando o nome das instituições
A pesquisa também destaca o uso crescente de Inteligência Artificial e deepfakes, que trazem novos desafios para a segurança.
A economia da América Latina já perdeu US$ 130 bilhões com fraudes, segundo a IdWall.
Natureza dos Golpes
Conforme a pesquisa, o RG é o documento mais visado por fraudadores. Mais de 60% das tentativas de fraude neste documento ocorrem na foto, perfuração ou tipografia do registro.
O texto alerta para que as pessoas fiquem atentas à novas maneiras de fraudar o RG: “o comportamento do fraudador está sempre oscilando, em busca de novas vulnerabilidades”.
Outro ponto que merece atenção é a natureza do golpe. A IdWall diz que 70% das tentativas de fraude são de baixa complexidade, ou seja, fraudes mais simples que requerem menos tempo e recursos dos criminosos, permitindo que ataquem em lotes e lucrem em escala.
Já as fraudes mais complexas demandam mecanismos mais sofisticados, porém trazem maior potencial de prejuízo para as pessoas que caírem em golpes deste tipo.
“Por isso, empresas devem empregar métodos de verificação de identidade e prevenção a fraudes simples a complexas”, alerta o relatório.
Como Se Proteger
A Polícia Civil de Santa Catarina publicou uma Cartilha de Prevenção Contra Golpes com dicas importantes. Confira algumas recomendações
- Evite Links Desconhecidos: Não clique em links de promoções ou ofertas desconhecidas. Verifique sempre a fonte.
- Não Revele Dados Bancários: Não forneça informações bancárias por telefone. Desconfie de chamadas inesperadas.
- Proteja Seus Dados: Use senhas diferentes para cada conta e habilite a autenticação de dois fatores.
- Verifique Operações Financeiras: Confirme os dados antes de fazer transferências ou pagamentos.
- Cuidado com Mensagens: Desconfie de e-mails ou mensagens sobre invasões. Entre em contato com seu banco.
- Atenção ao WhatsApp: Verifique a veracidade de pedidos de dinheiro de amigos ou familiares.
A proteção contra golpes exige vigilância constante e conhecimento das táticas usadas pelos criminosos.