A Defesa Civil realiza nesta quinta-feira (16), em Caçador, uma capacitação regional sobre o Sistema de Comando e Operações (SCO), voltada à gestão de situações críticas como alagamentos, enchentes e granizo. O curso reúne sete municípios da Amarp e tem como objetivo aperfeiçoar a atuação das equipes municipais em situações de emergência.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, Paulo César Gaiovis, o treinamento é o primeiro da regional e busca fortalecer o preparo técnico das equipes.
“O sistema de comando e operações é uma ferramenta americana desenvolvida para a gestão de situações críticas e complexas. Ela facilita a organização e administração das operações, permitindo que as equipes gerenciem melhor os recursos e tomem decisões mais eficazes”, explicou.
Veja também
Motorista é indiciado por tentativa de homicídio em caso de agressão e atropelamento em Videira
O SCO já é padrão em todo o Estado de Santa Catarina, sendo amplamente utilizado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Corpos de Bombeiros Voluntários.
Participam da capacitação representantes dos municípios de Caçador, Videira, Iomerê, Lebon Régis, Calmon e Ibiam. A programação conta com instruções teóricas e práticas ao longo do dia, incluindo um simulado de mesa no período da tarde.
“No simulado, cada coordenador municipal recebe uma situação crítica para aplicar o sistema e gerenciar uma emergência simulada, utilizando as ferramentas do SCO”, detalhou Gaiovis.
Também participam como instrutores os coordenadores regionais Zamboni (Chapecó) e Adilson (Concórdia), que reforçam o trabalho conjunto entre as regionais da Defesa Civil.