Desarticulada quadrilha internacional de tráfico de armas e drogas

Grupo usava caminhões com fundos falsos para transportar maconha e as armas para diversos Estados do Brasil.

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram na manhã desta segunda-feira (17) a operação denominada Contraface, como resultado de investigações foi desarticulada quadrilha internacional de tráfico de armas e drogas.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Foi apurado que a organização criminosa (Orcrim), comandada por empresários de Cascavel/PR e Toledo/PR, realizava operações de transporte de grandes quantidades de maconha e armas, oriundas do Paraguai e destinadas a vários Estados do Brasil, com uso de caminhões dotados de compartimentos ocultos.

Publicidade

Segundo as investigações, o grupo criminoso adotava diversas formas de dificultar o conhecimento dos ilícitos pelas autoridades e assim lavar o dinheiro obtido com as práticas criminosas, tais como:

  • constituição de empresas fictícias para figurar como proprietárias dos veículos;
  • simulação da venda dos veículos para os motoristas contratados para dirigi-los;
  • constituição de contas bancárias em nome de interpostas pessoas físicas e jurídicas para movimentar os recursos obtidos.

Veja também

Preso pelo Gaeco em SC pretendia disputar prefeitura

Combate à violência contra idosos é intensificado em SC

Ao longo das investigações, foram apreendidos diversos carregamentos de entorpecentes e armas de fogo, totalizando aproximadamente 26 toneladas de maconha e 8 pistolas. Também foi apurado que, desde 2021 até a presente data, o grupo criminoso movimentou cerca de R$ 14 milhões de origem criminosa.

Foram expedidos 9 mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e 22 mandados de sequestro de bens e valores nas cidades de Cascavel/PR, Toledo/PR, Medianeira/PR, Erechim/RS e Florianópolis/SC, todos eles pelo Juízo da 4ª Vara Criminal Federal de Cascavel/PR.

Fonte:
Policia Federal

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Suspeito de matar tamanduá a pauladas é preso em SC

Um homem de 36 anos, suspeito de matar um...

Espetáculo “Mostra Afora” leva teatro gratuito a Caçador

A terceira etapa da Mostra Afora – Circuito Oestino...

Quinta-feira segue com calor e risco de temporais em SC

O tempo em Santa Catarina volta a ter destaque...

Petrobras aumenta o querosene e impacta aviação

A Petrobras anunciou um reajuste superior a 50% no...

Parque Azul supera expectativas e emociona com laço inclusivo

O Parque Central de Caçador viveu um domingo (29)...

Senado aprova lei de guarda compartilhada de animais em separações

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (31/03/2026), o projeto...