Detentos que mataram e comeram órgãos de colega de cela são condenados

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, eles asfixiaram a vítima com um “mata-leão” e depois arrancaram a cabeça e o coração

Dois detentos acusados de assassinar um companheiro de cela no Presídio de Lages, em 2023, receberam sentença condenatória do Tribunal do Júri nesta quinta-feira (19). O caso, que chocou a população pela extrema violência, terminou com a responsabilização dos réus por homicídio triplamente qualificado e destruição de cadáver.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a decisão judicial, um dos condenados — que já cumpria pena por latrocínio — teve sua punição acrescida em 22 anos, seis meses e 11 dias de reclusão.

Publicidade

Já o outro, que estava preso por tentativa de homicídio, foi sentenciado a 19 anos, oito meses e 10 dias de prisão. Somadas, as penas ultrapassam quatro décadas de encarceramento.

Conforme a denúncia apresentada pelo Ministério Público de Santa Catarina, o crime ocorreu em 5 de outubro de 2023.

Na ocasião, os acusados atraíram o colega de cela e o imobilizaram com um golpe conhecido como “mata-leão”, provocando sua asfixia até a morte. Em seguida, utilizaram uma lâmina de barbear para mutilar o corpo, arrancando a cabeça e o coração da vítima.

Motivação torpe e requintes de crueldade agravaram a pena

Segundo as investigações, o homicídio foi motivado por vingança.

A vítima havia sofrido uma sanção disciplinar que resultou em castigo coletivo aos demais ocupantes da cela.

Esse fator levou a Justiça a reconhecer o motivo torpe como uma das qualificadoras do crime. Além disso, o Tribunal considerou o recurso que dificultou a defesa da vítima e o emprego de meio cruel.

Ainda conforme os autos, após a mutilação, um dos réus chegou a ingerir parte do coração da vítima antes que o crime fosse descoberto. A brutalidade do ato reforçou a condenação também por destruição de cadáver.

Depois de aproximadamente 13 horas de julgamento, o Conselho de Sentença acatou integralmente as teses do Ministério Público. Por fim, os condenados retornaram ao sistema prisional, onde permanecerão para cumprir as novas penas impostas pela Justiça.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional em Lages

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Rompimento de cabos deixa parte do Centro de Caçador sem energia

Parte da região central de Caçador ficou sem energia...

Argentina consegue virada faraônica contra o Egito e avança às quartas da Copa do Mundo

A Argentina protagonizou uma das maiores reações da Copa...

Comarca de Tangará reforça time para levar cultura de paz às escolas

A comarca de Tangará amplia o uso da Justiça...

Tangará discute orçamento de 2027 em audiência pública

A Prefeitura de Tangará promoveu, na segunda-feira (6), uma...

Festa da Fogueira e Festival Caçanjurê estão confirmados neste sábado

A tradicional Festa da Fogueira e o 14º Festival...

Publicaçao Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 111/2026 Chamada Pública n. 35/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Ibiam recebe a abertura oficial da Copa AMPLASC 2026

A cidade de Ibiam será sede da abertura oficial...