A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC) iniciou esta semana o estudo de viabilidade técnica para a implementação do que há de mais moderno em tecnologia de reconhecimento facial, ampliando a capacidade de monitoramento e resposta das Forças de Segurança em Santa Catarina.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
“O investimento em tecnologia é fundamental para fortalecer a Segurança Pública e garantir que as pessoas possam aproveitar os eventos com tranquilidade. Esse projeto reforça o nosso compromisso em modernizar o sistema de segurança e atuar de maneira integrada para a proteção dos cidadãos, trabalhando para manter Santa Catarina no topo do ranking como o Estado mais seguro do país”, destacou o governador, Jorginho Mello.
O sistema conta com câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade, integradas a uma plataforma para consultar os registros com restrições validadas no Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP) e Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), permitindo a identificação de pessoas com mandado de prisão em aberto. A tecnologia possibilita uma reação rápida dos policiais, aumentando a eficiência no combate à criminalidade e prevenindo incidentes durante grandes eventos.
Veja também
Governo prepara anúncio sobre mudanças no saque-aniversário do FGTS
Bitcoin e outras criptomoedas registram quedas drásticas
Estado de saúde do Papa Francisco apresenta melhora
A operacionalização do sistema está concentrada no 4º Batalhão de Polícia Militar, no Centro de Florianópolis, e seguirá até o final das comemorações de carnaval. A iniciativa envolve a atuação conjunta da SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Secretaria de Justiça e Reintegração Social e Guarda Municipal de Florianópolis.
“O objetivo é integrar e dar sinergia a todas as Forças de Segurança do Estado e até municipal, para manter um carnaval divertido e tranquilo. Vamos ter o monitoramento e reconhecimento facial nos principais pontos dos eventos”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff.
Além da segurança preventiva, a tecnologia também pode auxiliar na localização de pessoas desaparecidas e na identificação de possíveis suspeitos envolvidos em crimes. A expectativa é que, após o período de testes, o sistema possa ser expandido para outras regiões do Estado, consolidando Santa Catarina como referência na aplicação de tecnologia em Segurança Pública.
Após alerta do novo sistema, PMSC cumpre mandado de prisão em aberto
Durante o primeiro grande evento do Carnaval 2025, o sistema de reconhecimento facial já demonstrou sua eficácia. Na tarde de sexta-feira, 21, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) prendeu um homem com mandado de prisão ativo no Largo da Alfândega, no Centro de Florianópolis, onde ocorria a abertura do bloco Berbigão do Boca. A identificação foi feita pelas câmeras do sistema da SSP, permitindo uma abordagem rápida e segura da guarnição presente no local. O suspeito foi conduzido para os procedimentos legais.
Nossas Redes Sociais