A Polícia Federal terá um novo superintendente regional em Santa Catarina a partir da próxima quinta-feira (22). O delegado Edson Geraldo de Souza tomará posse no cargo em cerimônia marcada para as 10h30, na sede da Superintendência da PF em Florianópolis, localizada na Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 4744, no bairro Agronômica.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
O ato contará com a presença do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, e da corregedora-geral da instituição, Aletea Vega Marona Kunde, que exerceu por mais de dois anos e meio a função de superintendente regional da PF em Santa Catarina.
Segundo a assessoria da Polícia Federal, Edson Geraldo de Souza assume a função com o compromisso de fortalecer as diretrizes estratégicas da instituição no estado. Entre as prioridades estão o combate ao crime organizado, à ocultação de capitais, aos crimes financeiros, à corrupção, aos crimes ambientais e ao tráfico de drogas e armas, além do aprimoramento dos serviços de polícia administrativa prestados à população.
Veja também
Operação investiga advogados por estelionato contra idosos em SC
Torcedora do Avaí é denunciada pelo MP por racismo e xenofobia
Trajetória na Polícia Federal
Integrante dos quadros da Polícia Federal desde 2006, Edson Geraldo de Souza atuou como chefe das delegacias da PF em Ribeirão Preto, entre 2016 e 2019, e em Campinas, de 2019 até 2025. Ao longo da carreira, esteve à frente de unidades responsáveis por operações de grande repercussão nacional.
Entre elas, a Operação Sevandija, que apontou um rombo milionário nos cofres públicos da Prefeitura de Ribeirão Preto; a Operação Concierge, que desarticulou um esquema bilionário de fraudes em transações digitais realizadas por “fintechs” não autorizadas pelo Banco Central; e a Operação “Follow the Money”, referência nacional no combate a crimes financeiros e à lavagem de dinheiro.
Edson também foi precursor, em conjunto com a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal (DICOR/PF), da estruturação de um grupo especializado no combate ao roubo de cargas na região de Campinas, iniciativa que resultou na redução de mais de 25% desse tipo de crime. Além disso, participou da criação de um grupo integrado de repressão ao tráfico internacional de drogas por meio aeroportuário, que levou à redução de 60% da incidência desse crime no aeródromo, e de um dos mais reconhecidos grupos de repressão a crimes financeiros do estado de São Paulo.
Cultura pop e rock n’ roll
Filho de pedreiro da construção civil, Edson Geraldo de Souza é graduado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, desde 1999, pela Universidade de Ribeirão Preto, e possui especialização em Liderança de Organizações, concluída em 2020 pela HEC Paris, na França.
Na vida pessoal, o novo superintendente da PF em Santa Catarina é aficionado por cultura pop e rock n’ roll, mantendo um estilo visual marcado pelos cabelos compridos. Guitarrista e compositor amador, ele possui oito músicas autorais registradas na Biblioteca Nacional. “Quando as pessoas não sabem o que eu faço e elas me veem, elas falam: é um hippie, um rockeiro, algo assim. Quando eu falo: sou delegado de polícia federal, as pessoas falam: ah, tá bom, eu também queria ser. Eu já acostumei, virou uma brincadeira já”, brincou o delegado.




