Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Fraiburgo está no topo das queimadas em SC, aponta relatório

Apesar do crescimento, o Estado continua entre os que têm menor área queimada no país

Santa Catarina registrou 223 hectares de áreas queimadas nos primeiros meses de 2025, conforme dados atualizados nesta quarta-feira (16) pelo painel do Monitor do Fogo, ferramenta do MapBiomas que utiliza imagens de satélite para mapear cicatrizes de fogo em todo o país. Este número representa um aumento de 137% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando o Estado queimou 94 hectares entre janeiro e março.​

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O mês de março foi o que mais registrou áreas de queimadas neste ano em Santa Catarina, com 118 hectares afetados. Em janeiro, foram 69 hectares, e em fevereiro, 36 hectares.

Publicidade

Apesar do aumento, o Instituto do Meio Ambiente (IMA/SC) informou que o território de área queimada no Estado representa apenas 0,00232% do território estadual.

Em nota, o órgão destacou que Santa Catarina segue entre os estados com menor número de queimadas — ocupando a 25ª posição no ranking nacional, à frente apenas do Espírito Santo.​

Veja também

Pinheiro Preto pede imóveis da ferrovia para projeto inovador

Copa dos Campeões do Contestado com inscrições abertas

Entre janeiro e março de 2025, a agropecuária foi o uso e cobertura mais afetado, com 199 hectares queimados.

As florestas sofreram 12 hectares de queimadas, e a vegetação herbácea, 7 hectares. A área não vegetada também apareceu no boletim com 3 hectares queimados.​

Área queimada entre janeiro e março em SC ao longo dos anos

  • 2025 – 223 hectares
  • 2024 – 94 hectares
  • 2023 – 377 hectares
  • 2022 – 734 hectares
  • 2021 – 376 hectares
  • 2020 – 349 hectares
  • 2019 – 152 hectares

Cidades de SC com mais áreas queimadas no primeiro trimestre de 2025

Fraiburgo, no Meio-Oeste catarinense, lidera os municípios do Estado com a maior cobertura de área queimada entre janeiro e março deste ano, com 22 hectares afetados.

  • Fraiburgo – 22 hectares
  • Irineópolis – 16 hectares
  • Curitibanos – 14 hectares 
  • Bom Jardim da Serra -14 hectares
  • Imbituba – 13 hectares
  • São Lourenço do Oeste – 13 hectares
  • Campos Novos – 12 hectares
  • Ipumirim – 12 hectares
  • Cerro Negro – 9 hectares
  • São Martinho – 8 hectares

No Brasil

No Brasil, o total de áreas queimadas nos primeiros meses de 2025 somou 912,9 mil hectares, representando uma redução de 70% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 2,1 milhões de hectares.

Entre os estados brasileiros, Roraima foi o que mais queimou nesses três meses, somando 415,7 mil hectares.

O pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Felipe Martenexen, explicou que Roraima vivencia sua estação seca no início do ano, tornando o estado particularmente vulnerável às queimadas nesse período.​

Em relação aos dados do Monitor do Fogo, o IMA/SC ressaltou que Santa Catarina apresenta uma área muito pequena de queimadas, o que torna qualquer variação nos dados proporcionalmente grande, mesmo que o impacto real seja mínimo no meio ambiente.

O órgão também observou que o aumento pode estar mais relacionado à forma como os dados foram gerados do que a um crescimento real nos incêndios, destacando melhorias na metodologia utilizada para detectar queimadas em 2025.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações NSC Total

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Santa Catarina terá domingo de calor intenso e risco de temporais isolados

Santa Catarina deve enfrentar um domingo (7) marcado pelo...

Comércio de Caçador terá horário especial no fim de semana e programação cultural

O comércio de Caçador estará com horário estendido neste...

Copa do Mundo 2026: Brasil cai em grupo equilibrado com Marrocos, Escócia e Haiti

A Fifa definiu na tarde desta sexta-feira, em Washington...

Motociclista fica ferido após colisão com van escolar em Porto União

Um motociclista de 20 anos ficou ferido após uma...

Mais Lidas da semana

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional a partir de 4 de dezembro

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o desembargador...

Morre jovem vítima de grave acidente na SC-135 em Videira

A jovem Sabrina Pedroso Benetti, de 24 anos, morreu...

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho e é preso

Após suspeita de envolvimento com drogas, pai agride filho...

Fiscalização apreende mais de 1 tonelada de alimentos impróprios

Uma operação articulada pelo Ministério Público de Santa Catarina,...

Acidente com parapente no Morro Agudo deixa praticante ferido

No domingo, 30 de novembro, a guarnição do Corpo...

Outros Tópicos Interessantes