Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Homem é preso em SC por golpes fingindo ser ator americano

Ele atuava em rede internacional de golpes que usava perfis falsos do ator Dwayne Johnson (The Rock) para enganar vítimas no Brasil

Um homem natural de Benim, que residia em Santa Catarina, foi preso na manhã desta quinta-feira (4) durante a Operação “The Rock”, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal. Segundo a 8ª Delegacia de Polícia, o suspeito atuava como operador financeiro no Brasil para uma rede internacional especializada em estelionato eletrônico.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

As investigações começaram em setembro de 2025 e revelaram que o grupo criminoso operava de forma estruturada e transnacional. A análise de dados telemáticos apontou que os acessos às contas utilizadas nos golpes eram feitos a partir de um país africano, identificado por meio dos endereços de IP. No Brasil, o investigado era responsável por atividades logísticas e financeiras, como recebimentos, movimentações via PIX e suporte operacional ao núcleo estrangeiro.

Publicidade

O esquema usava engenharia social sofisticada, criando perfis falsos que se passavam pelo ator norte-americano Dwayne Johnson, o “The Rock”. As vítimas eram convencidas de que conversavam com o artista e, após o estabelecimento de um vínculo emocional, recebiam a falsa informação de que teriam ganhado um prêmio internacional de 800 mil euros.

Para dar credibilidade ao golpe, os criminosos enviavam documentos falsificados, fotos de pacotes lacrados, mensagens em inglês e supostos comprovantes de entregas internacionais. Em seguida, exigiam pagamentos de taxas, seguros e liberações aduaneiras, sempre via PIX para contas controladas pelo operador financeiro preso.

Entre as vítimas identificadas está uma moradora de Brasília, que perdeu R$ 11,6 mil, e outra de Minas Gerais, com prejuízo aproximado de R$ 80 mil. A Polícia Civil acredita que mais pessoas tenham sido enganadas, e a identificação delas dependerá da análise dos dispositivos apreendidos.

A operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão — em Florianópolis e Itajaí — além do bloqueio judicial de valores. A ação contou com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina. Telefones e equipamentos eletrônicos foram apreendidos e passarão por perícia para aprofundar as investigações e identificar outros envolvidos.

O suspeito responderá por estelionato eletrônico, crime previsto no artigo 171, §2º-A do Código Penal, que prevê pena de quatro a oito anos de reclusão, além de multa. Segundo a PCDF, a operação reforça o combate a organizações criminosas internacionais que aplicam golpes digitais contra brasileiros.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações Tiliasnews

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Publicação Legal – Aviso de Licitação – Processo Licitatório n. 14/2026 Pregão Eletrônico n. 4/2026

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de LicitaçãoProcesso...

Uma única pessoa pega mais de 129 atestados médicos em UPA de SC

Um levantamento detalhado realizado pela Prefeitura de Itajaí, maior...

Colisão frontal deixa feridos no interior de Lebon Régis

Colisão frontal deixa feridos no interior de Lebon Régis...

Mais Lidas da semana

Caçadorense busca ajuda para cirurgia urgente contra câncer

O caçadorense Luiz Antônio de Córdova, de 40 anos,...

Caminhão de cerveja cai em ribanceira e 15 pessoas são presas por saque

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

STF reconhece direito à liberdade provisória para Claudia Tavares

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que Claudia Fernanda...

Master Agroindustrial conquista certificação internacional IFS Food

A Master Agroindustrial S/A alcançou, nesta sexta-feira (09), uma...

Valdir Medeiros completa 40 anos na Prefeitura de Caçador

O secretário de Infraestrutura de Caçador, Valdir Medeiros, completou...

Outros Tópicos Interessantes