Maus-tratos a animais vão além da violência física, alerta veterinário

Especialista reforça que falta de cuidado básico também é crime e pede atenção da população para denúncias

Os maus-tratos contra animais não se restringem apenas a casos de agressões físicas. Situações de negligência, muitas vezes presentes na rotina, também configuram crime e colocam em risco direto a saúde e o bem-estar dos animais. O alerta é do médico veterinário Tiago Miranda, que reforça a necessidade de conscientização da população sobre o tema.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Segundo o profissional, atitudes aparentemente simples do dia a dia já podem ser enquadradas como maus-tratos pela legislação. Ele explica que a falta de cuidados básicos é um dos principais problemas observados.

Publicidade

Negligência também é considerada maus-tratos

De acordo com o veterinário, deixar um animal exposto ao sol por longos períodos, sem acesso à sombra, água ou alimentação adequada, já caracteriza maus-tratos. Além disso, animais em estado de desnutrição, infestados por pulgas e carrapatos ou com doenças sem tratamento também se enquadram nessa condição.

“Deixar um animal exposto ao sol, sem sombra, sem água ou alimentação adequada, já se enquadra como maus-tratos. Animais magros, desnutridos, com infestação de pulgas e carrapatos, ou com doenças sem tratamento também estão nessa condição”, explica.

Além da negligência, ainda são registrados casos mais graves, como agressões físicas e envenenamentos, que seguem sendo comuns nos atendimentos veterinários.

Animais silvestres também são vítimas de violência

A situação também atinge animais silvestres, muitas vezes vítimas de agressões por medo ou falta de conhecimento da população. Segundo o especialista, casos envolvendo gambás são frequentes, chegando aos atendimentos em estado crítico.

Há registros de animais com queimaduras, ferimentos graves e até mutilações, como cortes em orelhas e caudas.

“Já recebemos animais com orelhas ou partes da cauda cortadas. Infelizmente, algumas pessoas preferem agredir ou até matar esses animais, ao invés de acionar um órgão responsável”, relata o veterinário.

Atendimento e recuperação dependem da gravidade

Quando resgatados, os animais geralmente chegam em estado delicado e precisam de atendimento imediato. Os principais problemas incluem dor intensa, fraturas, infecções e desidratação.

O tratamento inicial consiste na estabilização do animal, controle da dor e reidratação. Em casos mais graves, podem ser necessários procedimentos cirúrgicos e internação.

A recuperação varia conforme o quadro clínico. Enquanto alguns animais se recuperam totalmente, outros podem ficar com sequelas permanentes ou não resistir devido à gravidade das lesões.

Denúncia é fundamental para combater maus-tratos

O veterinário reforça que a população tem papel essencial na identificação e combate aos maus-tratos. Entre os sinais de alerta estão animais magros, feridos, assustados, sem acesso a abrigo, água ou alimento, além de dificuldades de locomoção e feridas sem tratamento.

Dezembro Verde mobiliza SC contra maus-tratos e abandono de pets
Foto: Divulgação

Ao identificar qualquer suspeita, a orientação é realizar a denúncia junto às autoridades competentes. A recomendação é acionar a Polícia Ambiental ou ligar para o número 190.

A conscientização coletiva é apontada como uma das principais ferramentas para reduzir casos de maus-tratos e garantir o bem-estar dos animais domésticos e silvestres.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações Araceli Tomazi

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Relatório para criação do Fundo Constitucional Sul e Sudeste será votado dia 10

No próximo dia dez de junho será apresentado e...

Sol entre nuvens predomina em Santa Catarina nesta terça-feira

Na terça-feira (02), o Litoral e áreas próximas seguem...

Videira Notícias – 01/06/2026

https://www.youtube.com/watch?v=SR2KwvVe0V8

Correios têm prejuízo de R$ 3,1 bilhões no 1º trimestre de 2026

Os Correios registraram um prejuízo de R$ 3,1 bilhões...

AVJ/FMEV conquista 68 medalhas e garante vagas no Brasileiro Sub-13 de Judô

O último fim de semana foi de grandes conquistas...

Carreta da Saúde da Mulher inicia atendimentos em Caçador

A Carreta da Saúde da Mulher iniciou os atendimentos...

Uniarp conquista principal honraria em evento nacional

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp)...