Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

MPSC arquiva inquérito após laudos confirmarem que bebê não estava viva no velório

Laudos confirmaram que a morte ocorreu no horário indicado no atestado de óbito

Um fato ocorrido em Correia Pinto em 19 de outubro de 2024 repercutiu no Estado e no país. Populares disseram ter visto uma bebê de oito meses se mexer no velório e chamaram os bombeiros, que fizeram testes com um oxímetro e detectaram sinais de saturação. O corpo foi levado às pressas para o hospital, mas a equipe de plantão confirmou a ausência de batimentos cardíacos. Na mesma noite, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) solicitou que a Polícia Científica fizesse o laudo cadavérico em caráter de urgência para saber o horário do óbito, e instaurou-se um inquérito policial para apurar o caso.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

O laudo cadavérico ficou pronto no dia seguinte, enquanto a bebê era sepultada, e confirmou que a morte ocorreu em horário compatível com o do atestado de óbito.

Publicidade

Descartou-se, assim, a possibilidade de a criança ter apresentado sinais vitais reais durante o velório, e o médico legista forneceu possíveis explicações técnicas para que o oxímetro tenha captado saturação mesmo após o óbito, como sua colocação de forma errada no corpo.

Na mesma data, o MPSC solicitou um laudo anatomopatológico para saber a causa do óbito e verificar se houve negligência nos atendimentos médicos à bebê.

Esse laudo também foi concluído e não atestou nenhuma anormalidade nos órgãos que pudesse divergir com as causas citadas na declaração de óbito (gastroenterite e desidratação), descartando a possibilidade da influência de circunstâncias ou fatores externos para o falecimento.

Veja também

Homem de 45 anos é encontrado morto em Caçador

PRF e Detran fiscalizam veículos estrangeiros em rotas de saída de SC

Diante disso, a Promotoria de Justiça da Comarca de Correia Pinto promoveu o arquivamento do inquérito policial instaurado para apurar o caso, por não haver indícios de conduta criminosa, dolosa ou culposa que tenha contribuído para a morte, tanto por parte do hospital quanto da equipe médica.

“Os laudos confirmaram que o horário da morte é compatível com aquele indicado na declaração de óbito e que o falecimento ocorreu por causas naturais, sem a contribuição de fatores externos”, diz o Promotor de Justiça Marcus Vinicius dos Santos.

Porém, o representante do MPSC esclarece que as investigações prosseguirão para apurar a necessidade de melhorias no manejo e no tratamento adequado de pacientes pediátricos que apresentem quadros de desidratação e doença infecciosa, especialmente nos critérios de estabilização, prognóstico e parâmetros protocolares, já que o laudo pericial também identificou possibilidades de melhorias para alinhamento completo com os protocolos nacionais e internacionais. 

“Após análise técnica dos prontuários médicos, a Polícia Científica observou que, apesar de os tratamentos e medicamentos ministrados à bebê não terem contribuído para o trágico desfecho do quadro, é possível melhorar o tratamento de pacientes pediátricos com quadro de desidratação e suspeita de doenças infecciosas, no que diz respeito à estabilização, prognóstico e parâmetros protocolares”, conclui.

Assim, o MPSC seguirá atuando, especialmente para que o hospital adeque seus protocolos para melhorar o diagnóstico de gravidade da situação.

Nas próximas semanas, a Promotoria de Justiça da Comarca de Correria Pinto irá formalizar uma recomendação para que providências sejam tomadas, visando o aperfeiçoamento dos procedimentos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - Correspondente Regional em Lages

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Ibiam participa do evento “Luto pelo Leite” em Florianópolis

O município de Ibiam esteve representado nesta quarta-feira (12)...

Publicação Legal – Prefeitura de Tangará – Aviso de Retificação – Processo Licitatório n. 115/2025 Pregão Eletrônico n. 54/2025

ESTADO DE SANTA CATARINAPREFEITURA MUNICIPAL DE TANGARÁ Aviso de RetificaçãoProcesso...

Homem de 62 anos morre após capotar carro em Treze Tílias

Um idoso de 62 anos perdeu a vida na...

Seis vítimas de acidente na BR-376 seguem em observação em hospitais de SC

Seis das 14 vítimas do grave acidente ocorrido na...

Mais Lidas da semana

Ciclone extratropical provoca tempestades intensas na sexta e sábado em SC

Entre sexta-feira (7) e sábado (8), a formação de...

Polícia prende homem por ato obsceno em via pública em Videira

No sábado, por volta das 14 horas, a Polícia...

Homem é morto a tiros às margens do Rio do Peixe em Caçador

Na noite de domingo (9), a Polícia Militar de...

Homem é baleado no rosto ao tentar invadir casa da ex em Ibicaré

Na madrugada deste sábado (8), por volta da 1h,...

Identificado homem encontrado morto em Caçador

Foi identificado como Paulo Sergio dos Santos “Neguinho”, 37...

Outros Tópicos Interessantes