Mulher teria usado “crise do metanol” como estratégia em envenenamento de empresário de Videira

Investigação aponta possível uso de contexto nacional para encobrir crime

A investigação da Polícia Civil de Santa Catarina trouxe novos detalhes sobre o caso do empresário do ramo funerário Pedro Rodrigues Alves, de 54 anos, morto após um suposto envenenamento em Videira, no Meio- Oeste catarinense. Segundo o delegado responsável pelo caso, Édipo Flamia, a principal suspeita — esposa da vítima — teria se aproveitado da repercussão da chamada “crise do metanol” no país para dificultar a identificação do crime.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

De acordo com a apuração, a linha investigativa considera que o contexto nacional de intoxicações por bebidas adulteradas com metanol pode ter sido utilizado como uma espécie de “cobertura” para a ação criminosa, especialmente pela coincidência temporal entre o período de grande repercussão do tema e o envenenamento.

Publicidade

A chamada “crise do metanol” ocorreu em 2025, quando o Brasil registrou casos graves de intoxicação provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas falsificadas contaminadas com a substância, altamente tóxica e de uso industrial.

☠️ Envenenamento teria ocorrido ao longo de semanas com diferentes substâncias

Segundo a investigação, o crime não teria ocorrido de forma isolada. A Polícia Civil aponta que a vítima foi envenenada ao longo de aproximadamente um mês, com o uso de diferentes substâncias tóxicas.

A apuração indica que teriam sido utilizados metanol misturado à cerveja consumida pelo empresário, além de soda cáustica adicionada a medicamentos e o agrotóxico conhecido popularmente como “chumbinho”, substância proibida pela Anvisa.

O delegado destacou ainda que houve tentativa de mascarar o crime, simulando uma possível morte por causas naturais e dificultando o trabalho pericial.

🏥 Internação, agravamento do quadro e confirmação de intoxicação

Pedro Rodrigues Alves foi internado em estado grave no dia 5 de fevereiro no Hospital Divino Salvador, em Videira. Ele permaneceu em UTI, sedado e em ventilação mecânica durante praticamente todo o período de internação.

Já são 59 casos de intoxicação por metanol no Brasil, segundo Ministério da Saúde
Foto: PROCON-SC

Exames toxicológicos apontaram intoxicação por substâncias como carbamato ou organofosforado. Mesmo com o atendimento intensivo, o empresário não resistiu e morreu no dia 15 de fevereiro, após cerca de dez dias hospitalizado.

🔍 Suspeitos estão presos e podem responder por homicídio qualificado

A esposa da vítima e o amante dela são apontados como principais suspeitos do crime e estão presos preventivamente — ela em Chapecó e ele em Palmas, no Paraná. Ambos permaneceram em silêncio durante o interrogatório.

Segundo a Polícia Civil, a investigação concluiu que o crime teria sido planejado com motivação patrimonial e também pelo desejo de os dois suspeitos viverem juntos.

Eles foram indiciados por homicídio qualificado, com agravantes como motivo torpe, uso de veneno e emprego de meio insidioso e cruel, o que teria dificultado qualquer possibilidade de defesa da vítima.

A investigação também identificou possíveis tentativas de destruição de provas e movimentações para ocultar a real causa da morte. Além disso, há indícios de que a esposa teria pago um profissional de enfermagem para obter informações privilegiadas sobre o estado de saúde do marido durante a internação, o que também está sob análise.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | Com informações G1/PCSC Videira

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Estudantes do 3º ano serão inscritos automaticamente no Enem em 2026

O Ministério da Educação (MEC) confirmou mudanças importantes para...

Câmara de Videira realiza 15ª Sessão Ordinária com homenagem e projeto social na pauta

A Câmara de Vereadores de Videira realiza nesta terça-feira,...

Câmara de Caçador aprova implantação da Escola do Legislativo

A Câmara de Caçador aprovou durante a sessão ordinária...

Epagri estuda tecnologias de combate a uma das piores doenças da maçã

O Estado que mais produz maçã no Brasil quer...

Nova política contra abuso sexual de crianças e adolescentes entra em vigor

A partir desta terça-feira (19), entrou em vigor em...

Publicidade das bets no futebol brasileiro divide opiniões entre mercado, torcedores e políticos

O futebol brasileiro vive uma transformação comercial sem precedentes....

Polícia Militar recupera 1,4 tonelada de carne furtada horas após o crime

A Polícia Militar de Santa Catarina recuperou cerca de...

Caminhada reforça combate ao abuso e exploração infantil em Ibiam

Uma caminhada de conscientização marcou na manhã desta terça-feira...