A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina, em colaboração com a Polícia Federal, iniciou uma operação na manhã desta terça-feira (05) contra a caça clandestina no Parque Nacional da Serra do Itajaí. Este parque, que é uma unidade de conservação integral da União, está inserido no bioma da Mata Atlântica e abrange nove municípios catarinenses, incluindo Apiúna, Blumenau e Gaspar.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A operação, chamada “Pelznickel”, inspirada em uma lenda folclórica local, cumpriu 18 mandados de busca e apreensão.
Esses mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal em Joinville e foram executados nas residências dos investigados em Blumenau, Guabiruba, Indaial e Rio dos Cedros.
O efetivo mobilizado incluiu 59 policiais militares ambientais e 55 policiais federais.
A ação resultou de uma investigação iniciada em novembro de 2023 pela Polícia Militar Ambiental.
Veja também
Idosa de 62 anos morre após ser atacada por bode
Outubro bate recorde e tem maior venda de veículos desde 2014
Os agentes identificaram grupos que praticavam a caça ilegal no parque federal em diferentes horários do dia. Durante a investigação, os caçadores foram vistos abatendo animais silvestres, como veados, quatis e aves.
Os criminosos utilizavam armadilhas, cães de caça, GPS e outras tecnologias para a caça clandestina. Além disso, contavam com membros que atuavam como “olheiros”, alertando os caçadores sobre a presença de fiscalização nas proximidades.
Os indivíduos investigados enfrentarão acusações por crimes contra o meio ambiente, porte e posse ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa voltada à caça ilegal.
Portal RBV nas redes sociais