Operação Falso Advogado: golpe fez 30 vítimas em SC

As vítimas recebiam informações de que tinham precatórios à receber e eram roubadas por golpistas

A PCSC (Polícia Civil de Santa Catarina), com apoio da PCCE (Polícia Civil do Estado do Ceará), deflagrou a terceira fase da operação “Falso Advogado” nesta quinta-feira (22). Operação Falso Advogado: golpe fez 30 vítimas em SC

A ação tem como alvo uma organização criminosa cearense que aplicava golpes em vítimas de Santa Catarina. Nessa investigação foram apontadas mais de 30 vítimas, com prejuízo que ultrapassa 300 mil.

De acordo com a Polícia, ao todo foram cumpridos 57 mandados de busca e apreensão em alvos localizados na Região Metropolitana de Fortaleza para identificar e colher provas de organização criminosa que, se passando por advogados, entravam em contato com vítimas no Estado de Santa Catarina

Publicidade

Como funcionava o golpe do falso advogado?

Segundo Leonardo Silva, titular da Delegacia de Defraudações da PCSC, os golpistas acessavam dados públicos para contatar as vítimas, prometendo resolver processos judiciais mediante pagamento.

Após receberem o dinheiro, os falsos advogados desapareciam, deixando as vítimas no prejuízo. Uma delas chegou a perder R$ 50 mil.

Além de Santa Catarina, foram registradas vítimas em outros estados. Até o momento, 51 mandados foram cumpridos e 33 alvos localizados. O material apreendido, incluindo celulares e documentos, será enviado para perícia.

Veja também

Coronel Fabiano de Souza faz balanço dos 30 dias na Defesa Civil

Polícia Civil de Caçador deflagra a Operação Conexão

O próximo passo da operação é identificar mais pessoas envolvidas. Leonardo Silva destacou a busca pelo responsável pelo recrutamento das pessoas que emprestavam suas contas para receber os valores.

Operação Falso Advogado

A investigação teve início em 2020, após o Núcleo de Inteligência do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) identificar as atividades criminosas. Nas fases anteriores, foram identificadas vítimas em diversos estados, com prejuízos significativos.

A diretora do Departamento de Polícia Judiciária Especializada, Ruth Benevides, ressaltou a engenharia social utilizada pelos golpistas para tornar seus documentos convincentes. Para Daniel Regis, diretor da Delegacia de Defraudações da PCSC, a distância entre os estados contribuiu para o alto número de vítimas em Santa Catarina.

A operação “Falso Advogado” evidencia a necessidade contínua de combate às organizações criminosas que se aproveitam da vulnerabilidade das vítimas.

Fonte:
ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Fim de semana tem risco elevado para temporais em SC

Santa Catarina terá um fim de semana marcado por...

Núcleo da Construção Civil da Acic entrega casa reformada e adaptada

Um gesto de solidariedade que se transformou em qualidade...

Acusados de matar casal em Treze Tílias vão a júri

O Tribunal do Júri já tem data definida para...

Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 30 milhões

O prêmio principal do concurso 3.050 da Mega-Sena acumulou...

Eleições 2026: especialista alerta para assédio eleitoral e influência nas redes

Com a campanha eleitoral das Eleições Gerais de 2026...

Brasil chega a 214,2 milhões de habitantes, estima IBGE

O Brasil alcançou uma população estimada de 214.211.951 habitantes...

Mais de 400 escorpiões-amarelos são capturados em cidade catarinense

A presença de escorpiões-amarelos tem preocupado moradores de Navegantes,...