O delegado da Polícia Civil, Adriano Moreira, fez um alerta à população de Caçador sobre o aumento no número de golpes virtuais registrados na comarca. Em entrevista, ele destacou os principais tipos de fraudes e orientou como agir para não cair nas armadilhas dos criminosos.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
Entre os golpes mais comuns estão o falso leilão, os sites falsos de venda, o falso aluguel e o falso advogado. Em muitos casos, os golpistas se aproveitam de promoções atrativas ou se passam por profissionais de confiança para induzir as vítimas a fazerem transferências bancárias.
O delegado relatou que há registros de pessoas que perderam valores em torno de R$ 60 mil. Ele destacou o caso de um empresário que quase caiu em um golpe de leilão virtual, mas evitou o prejuízo ao procurar a delegacia antes de realizar o pagamento.
Outro crime recorrente é o golpe do WhatsApp clonado, em que criminosos utilizam a foto de um familiar ou amigo para pedir dinheiro. Há também o golpe bancário, quando o estelionatário liga fingindo ser do banco e convence a vítima a fornecer dados pessoais e senhas.
Moreira citou ainda o golpe da “sextorsão”, no qual pessoas são chantageadas após trocarem mensagens íntimas com perfis falsos. Segundo o delegado, há também casos do chamado “soldado apaixonado”, quando golpistas fingem estar em missão no exterior para ganhar a confiança e o dinheiro das vítimas.
“A recomendação é desconfiar de propostas milagrosas e, na dúvida, procurar a delegacia para orientação”, alertou o delegado.
O policial reforçou que, após a transferência de valores, é praticamente impossível recuperar o dinheiro, já que os estelionatários rapidamente repassam os recursos para outras contas. Ele lembrou que a melhor forma de se proteger é a prevenção e a desconfiança diante de ofertas muito vantajosas.
“O melhor remédio é a educação e a atenção da população. Sempre busque a opinião de uma terceira pessoa ou procure a Polícia Civil antes de concluir qualquer transação”, concluiu Adriano Moreira.






