Uma ação policial realizada nesta segunda-feira (21), no bairro Santos Dumont, em Videira, resultou na prisão de um homem e na apreensão de mais de 1 quilo de substância análoga à cocaína. A ocorrência fez parte da Operação Barba do Dragão, que cumpriu mandados de busca e apreensão expedidos pelo Poder Judiciário.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A residência fica na Rua Fioravante Macari, e a entrada no imóvel foi autorizada pelo próprio morador. Durante as buscas, os policiais localizaram, em um dos quartos, uma sacola plástica com aproximadamente 1,074 kg de substância análoga à cocaína.
Drogas estavam ao alcance de crianças
Além da cocaína, foram apreendidas três balanças de precisão com vestígios de pó e aproximadamente 6,3 gramas de maconha. Conforme o registro da ocorrência, o morador afirmou que a maconha seria destinada ao próprio consumo.
Veja também
CDL Videira completa 50 anos e prepara grande comemoração
Doce caseiro de Arroio Trinta conquista 1º Concurso Catarinense de Geleias e Doces Artesanais
Durante a ação, os policiais constataram que as drogas estavam armazenadas em locais de fácil acesso a duas crianças, de 5 e 9 anos. As meninas residem na casa e são filhas da esposa do homem preso.
A equipe também encontrou condições consideradas insalubres no imóvel. Foram observados desorganização, acúmulo de sujeira, forte odor, falta de higiene básica e fezes de animais sobre as camas.
Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado imediatamente. Uma conselheira esteve no local e adotou as medidas de proteção cabíveis.

As crianças foram entregues temporariamente aos cuidados da avó materna, que compareceu à residência.
Homem negou comercializar drogas
Depois de ser informado sobre os direitos constitucionais, incluindo o direito de permanecer em silêncio, o homem decidiu prestar declarações aos policiais.
Segundo o registro da ocorrência, ele negou comercializar ou fracionar entorpecentes e afirmou atuar apenas como “guarda-volumes” de terceiros. Questionado sobre a presença da droga em locais acessíveis às crianças, disse desconhecer o motivo e relatou que o suposto proprietário do material teria estado na residência e deixado o pacote no imóvel.
O homem também afirmou saber a identidade do dono da substância.
Segundo imóvel também foi alvo de buscas
Durante a mesma operação, os policiais cumpriram outro mandado de busca e apreensão em uma residência onde mora uma mulher. Nesse endereço, nenhum material ilícito foi localizado.
O homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Videira, onde permaneceu à disposição da Justiça para os procedimentos relacionados ao flagrante.



