Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Polícia investiga crime ambiental em rio de Macieira

Moradores denunciam despejo de dejetos de suínos no Rio Santo Antônio. Polícia Ambiental e MP apuram o caso em Macieira.

A Polícia Militar Ambiental investiga um possível crime ambiental no interior de Macieira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A suspeita é de que dejetos de suínos estejam sendo despejados no Rio Santo Antônio, próximo à comunidade de Linha Alto Santo Antônio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Moradores relataram que a prática acontece durante a noite e em dias de chuva, o que dificultaria a fiscalização. A denúncia aponta que o despejo clandestino já ocorre há bastante tempo e estaria sendo realizado por diferentes produtores rurais.

Publicidade

A Polícia Ambiental de Caçador esteve no local na terça-feira, dia 6 de maio, para fazer o levantamento inicial. O comandante da corporação, sargento Osma Sônego, confirmou que o proprietário de uma das áreas foi identificado.

“A guarnição já esteve lá, já fez o levantamento e identificou o proprietário. Agora o autor será intimado e vamos concluir os levantamentos para finalizar a ocorrência”, informou Sônego.

Um processo administrativo foi aberto e o Ministério Público já acompanha o caso. A promotoria aguarda o laudo técnico da Polícia Ambiental para tomar as providências legais.

A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) esclareceu que o abastecimento de água em Macieira é feito por meio de poço artesiano, e não a partir do Rio Santo Antônio.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), o despejo de efluentes em corpos d’água é proibido e pode causar sérios danos à fauna aquática e à qualidade da água. A pena pode variar de multa até três anos de prisão.

Especialistas alertam que há alternativas sustentáveis para o manejo de dejetos, como o uso como biofertilizante. Preservar o meio ambiente é essencial para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações de O Catarinense

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

PM de Videira apreende mais de 500g de drogas e 34 comprimidos de ecstasy

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de...

Grave acidente de moto na SC-135 termina com morte de bombeiro voluntário

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de...

Feira de Artesanato especial de Natal movimenta o Largo da Estação em Videira

Videira recebe, entre os dias 20, 21 e 22...

Moto pilotada por menor de 17 anos se envolve em acidente na SC-452

Um acidente de trânsito envolvendo um automóvel e uma...

Mais Lidas da semana

Briga generalizada em Salto Veloso deixa duas pessoas feridas

Uma briga generalizada deixou duas pessoas feridas na noite...

Delegado detalha assassinato de irmão em Macieira

O delegado da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de...

Justiça endurece penas de trio em caso de homicídio que chocou Pinheiro Preto

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina decidiu aumentar...

Justiça interdita Presídio Regional de Videira por superlotação e violações de direitos humanos

A Justiça de Santa Catarina determinou a interdição total...

Colisão entre dois veículos deixa duas pessoas feridas em Caçador

Na manhã desta quarta-feira (17), por volta das 08h03,...

Outros Tópicos Interessantes