Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Polícia investiga crime ambiental em rio de Macieira

Moradores denunciam despejo de dejetos de suínos no Rio Santo Antônio. Polícia Ambiental e MP apuram o caso em Macieira.

A Polícia Militar Ambiental investiga um possível crime ambiental no interior de Macieira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A suspeita é de que dejetos de suínos estejam sendo despejados no Rio Santo Antônio, próximo à comunidade de Linha Alto Santo Antônio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Moradores relataram que a prática acontece durante a noite e em dias de chuva, o que dificultaria a fiscalização. A denúncia aponta que o despejo clandestino já ocorre há bastante tempo e estaria sendo realizado por diferentes produtores rurais.

Publicidade

A Polícia Ambiental de Caçador esteve no local na terça-feira, dia 6 de maio, para fazer o levantamento inicial. O comandante da corporação, sargento Osma Sônego, confirmou que o proprietário de uma das áreas foi identificado.

“A guarnição já esteve lá, já fez o levantamento e identificou o proprietário. Agora o autor será intimado e vamos concluir os levantamentos para finalizar a ocorrência”, informou Sônego.

Um processo administrativo foi aberto e o Ministério Público já acompanha o caso. A promotoria aguarda o laudo técnico da Polícia Ambiental para tomar as providências legais.

A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) esclareceu que o abastecimento de água em Macieira é feito por meio de poço artesiano, e não a partir do Rio Santo Antônio.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), o despejo de efluentes em corpos d’água é proibido e pode causar sérios danos à fauna aquática e à qualidade da água. A pena pode variar de multa até três anos de prisão.

Especialistas alertam que há alternativas sustentáveis para o manejo de dejetos, como o uso como biofertilizante. Preservar o meio ambiente é essencial para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações de O Catarinense

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Segunda-feira (02) será de sol, calor e chance de temporais isolados

A previsão do tempo em Santa Catarina para esta...

Trabalhadores da Cidasc aprovam estado de greve contra fim da escala 24×96

Os trabalhadores da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de...

Servidores de Caçador ameaçam greve por aumento real de 10%

Os servidores públicos municipais de Caçador ameaçam entrar em...

Vindima em Arroio Trinta celebra safra de uva e impulsiona o turismo rural

A safra de uva em Arroio Trinta trouxe resultados...

Mais Lidas da semana

Santa Catarina registra seis casos suspeitos de Mpox

Santa Catarina confirmou em 2026 seis casos suspeitos da...

Ex-gerente da Caixa é investigado por desvio de R$ 1 milhão em SC

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (24), a...

Influenciador e marido são condenados por exploração de adolescentes e produção de conteúdo ilegal

A Justiça da Paraíba condenou o influenciador digital Hytalo...

Ex-dirigentes do INSS fecham delação e citam Lulinha

Ex-dirigentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) formalizaram...

Fortes chuvas deixam 14 mortos e dezenas de desaparecidos em Minas Gerais

As fortes chuvas que atingem Juiz de Fora, na...

Outros Tópicos Interessantes