Polícia investiga crime ambiental em rio de Macieira

Moradores denunciam despejo de dejetos de suínos no Rio Santo Antônio. Polícia Ambiental e MP apuram o caso em Macieira.

A Polícia Militar Ambiental investiga um possível crime ambiental no interior de Macieira, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A suspeita é de que dejetos de suínos estejam sendo despejados no Rio Santo Antônio, próximo à comunidade de Linha Alto Santo Antônio.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Moradores relataram que a prática acontece durante a noite e em dias de chuva, o que dificultaria a fiscalização. A denúncia aponta que o despejo clandestino já ocorre há bastante tempo e estaria sendo realizado por diferentes produtores rurais.

Publicidade

A Polícia Ambiental de Caçador esteve no local na terça-feira, dia 6 de maio, para fazer o levantamento inicial. O comandante da corporação, sargento Osma Sônego, confirmou que o proprietário de uma das áreas foi identificado.

“A guarnição já esteve lá, já fez o levantamento e identificou o proprietário. Agora o autor será intimado e vamos concluir os levantamentos para finalizar a ocorrência”, informou Sônego.

Um processo administrativo foi aberto e o Ministério Público já acompanha o caso. A promotoria aguarda o laudo técnico da Polícia Ambiental para tomar as providências legais.

A Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) esclareceu que o abastecimento de água em Macieira é feito por meio de poço artesiano, e não a partir do Rio Santo Antônio.

De acordo com a Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/98), o despejo de efluentes em corpos d’água é proibido e pode causar sérios danos à fauna aquática e à qualidade da água. A pena pode variar de multa até três anos de prisão.

Especialistas alertam que há alternativas sustentáveis para o manejo de dejetos, como o uso como biofertilizante. Preservar o meio ambiente é essencial para a saúde pública e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Ramon Gabriel | Portal RBV com informações de O Catarinense

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Tempo em SC: Sol predomina e temperaturas sobem nesta quarta-feira (22)

Na quarta-feira (22), o tempo volta a ficar firme...

Festival da Canção de Videira acontece neste fim de semana com mais de 150 inscritos

O município de Videira se prepara para receber um...

Um ano sem Papa Francisco: legado de fé, simplicidade e humanidade

Um ano após a morte do Papa Francisco, completado...

PM prende ladrões e recupera bens após furtos em Caçador

A Polícia Militar de Caçador teve trabalho dobrado entre...

Novo prazo para o fim do RG antigo é definido pelo Governo Federal

O Governo Federal decidiu dar um fôlego extra para...

CPF na nota: o perigo escondido por trás do desconto no mercado

A pergunta já virou parte da rotina em qualquer...

Incêndio destrói construção às margens do Rio do Peixe em Pinheiro Preto

Um incêndio registrado na madrugada desta terça-feira (21) mobilizou...