Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Puma morre atropelado em rodovia catarinense

Este é o segundo maior felino das américas e especialistas classificam o episódio como “perda inestimável”

O atropelamento de um puma, segundo maior felino das Américas, ocorreu na rodovia SC-390, entre as cidades de Tubarão e Pedras Grandes, na noite do último domingo (16). O animal foi encaminhado ao CEPTAS (Centro de Pesquisa e Triagem de Animais Silvestres) da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), em Tubarão.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar Ambiental de Laguna. Segundo o CEPTAS, apesar da rapidez do atendimento, ao chegar no centro de pesquisas, a equipe confirmou que o felino já havia morrido em decorrência do impacto do acidente.

Publicidade

O puma, também conhecido como leão-baio ou onça-parda, é um predador de topo de cadeia, fundamental para o equilíbrio das espécies e manutenção da saúde dos ambientes naturais.

Foto: CEPTAS UNISUL/@ceptas_unisul/Instagram

O biólogo do centro de pesquisas da Unisul, Rodrigo Ávila Mendonça, destacou que a perda de cada indivíduo causa impacto direto na biodiversidade e no funcionamento do ecossistema.

“Que esse caso sirva de alerta sobre a importância de dirigirmos com atenção, especialmente em áreas de preservação e em horários de maior atividade da fauna. E que possamos refletir sobre o valor de cada vida silvestre. Hoje, infelizmente, a natureza perdeu – e perdeu muito”, alertou o biólogo.

Foto: CEPTAS UNISUL/@ceptas_unisul/Instagram

Nas redes sociais, o biólogo e professor Vitor Bastos também se manifestou sobre o ocorrido. De acordo com o especialista, este foi o primeiro caso de atropelamento envolvendo um puma nessa área do Estado.

“O animal utilizava um dos últimos grandes blocos de Mata Atlântica do Sul de Santa Catarina, uma área contínua que ultrapassa 2 mil hectares e que conecta trechos entre São Ludgero, Tubarão, Gravatal, Urussanga, Cocal do Sul e Morro da Fumaça”, explicou.

Puma pode ser o mesmo visto em quintal de família em Cocal do Sul

Em agosto de 2025, um leão-baio foi encontrado no quintal de uma família em Cocal do Sul. Na época, a aparição surpreendeu especialistas por ocorrer em uma área urbana sem registros anteriores da espécie.

Bastos relembrou o episódio e afirmou que é muito provável que o animal atropelado na SC-390 seja o mesmo visto na residência catarinense.

“A perda desse indivíduo é inestimável. Estamos falando do maior mamífero silvestre ainda existente no Sul de SC, uma espécie que já sofre com a destruição do habitat, caça e isolamento populacional. Enquanto isso, animais emblemáticos como a onça-pintada e a anta desapareceram da nossa região há décadas”, ressaltou o biólogo.

Foto: Divulgação/@faunativacriciuma

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Portal RBV | com informações ND Mais

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Identificado homem que morreu após levar soco do sobrinho

Foi identificado como sendo Paulo Morais, 62 anos, o...

Dois pedreiros ficam soterrados após desabamento em obra em SC

Na manhã desta segunda-feira, 17 de novembro, dois pedreiros...

Previsão do tempo: instabilidade marca a terça-feira em Santa Catarina

Instabilidade marca a terça-feira (18) em Santa Catarina de...

Governo lança Bolsa Mais Professores que pagará R$ 2.100 mensais a educadores da rede pública

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 17...

Feriados de 2026 garantem nove feriadões para os brasileiros

O ano de 2026 será um dos mais favoráveis...

Mais Lidas da semana

Zé Trovão cumpre agenda política em Videira nesta segunda-feira

O deputado federal Zé Trovão (PL), cumpre uma extensa...

Homem mata esposa e filha e comete suicídio em cidade catarinense

Um crime de extrema violência chocou o município de...

Caçadorense lança vakinha virtual para tratar necrose no quadril

O caçadorense David Cavalett, conhecido por amigos e familiares...

Homem embriagado é preso após perseguição com máquina agrícola em Fraiburgo

Na noite desta terça-feira (11), a Polícia Militar de...

Homem morre após levar soco durante desentendimento

Homem morre após levar soco durante desentendimento doméstico ocorrido...

Outros Tópicos Interessantes