Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

STF proíbe revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (02), que revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios são ilegais. A medida visa coibir procedimentos invasivos que humilham os visitantes. Assim, qualquer prova obtida por meio de revistas que envolvam a retirada de roupas ou exames invasivos será considerada ilícita.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

No entanto, a revista íntima pode ocorrer em situações excepcionais, como quando não for possível usar scanners corporais ou aparelhos de raio-X, e quando houver indícios robustos e verificáveis de suspeita.

Publicidade

Nesse caso, o visitante precisa concordar com o procedimento, e, se recusar, a visita será impedida.

O Supremo também estabeleceu que, nas situações em que a revista íntima for necessária, ela deve ser realizada de forma respeitosa, em um local adequado e com profissionais do mesmo gênero do visitante.

Em casos que envolvem menores de idade ou visitantes incapazes de consentir, a revista deverá ser feita no preso que recebeu a visita.

Veja também

Trânsito de Videira: Equipe técnica implementa ajustes no projeto

Anvisa proíbe lâmpadas de alta potência para bronzeamento artificial

A decisão ainda define que, em caso de abuso por parte dos servidores, estes serão responsabilizados.

Quando houver desnudamento ou exames invasivos, a inspeção deverá ser conduzida por profissionais de saúde.

O julgamento envolveu o caso de uma mulher acusada de tráfico de drogas, que foi absolvida após a prova obtida por meio de revista íntima ser considerada ilícita.

O Ministério Público estadual recorreu ao STF, mas a corte manteve a decisão, negando a validade da prova.

A tese adotada pelo STF também determina que, no prazo de 24 meses, todos os presídios do país devem contar com equipamentos de segurança modernos, como scanners corporais, esteiras de raio-X e detectores de metais, com recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

A medida visa aprimorar a segurança nos presídios sem recorrer a procedimentos vexatórios ou invasivos.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

Fonte:
Silvia Zatta | Portal RBV | Com informações STF

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Bebê nasce dentro de carro em movimento em Blumenau

Um parto que estava previsto para ocorrer no hospital...

Salto Veloso registra 12 focos do mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde de Salto Veloso intensifica...

Homem mata a ex-companheira e atira contra si mesmo

Homem mata a ex-companheira e atira contra si mesmo...

Crianças escapam de incêndio em comunidade do interior

Duas crianças escaparam de um incêndio de grandes proporções...

Gasolina oscila entre cidades catarinenses e mantém média de R$ 6,54

O valor da gasolina em Santa Catarina segue praticamente...

Mais Lidas da semana

Morre Pedro Rodrigues Alves, proprietário da Funerária Rodrigues Alves, aos 54 anos em Videira

A cidade de Videira (SC) amanheceu consternada com a...

Hospital Maice promove bazar com produtos da Receita Federal

O Hospital Maice promove no dia 7 de março,...

Cães são envenenados no bairro Figueroa em Caçador

O envenenamento de ao menos sete cães revoltou moradores...

Homem é hospitalizado após briga no centro de Caçador

Uma briga envolvendo dois homens terminou com um dos...

Menina de 5 anos esquecida dentro de carro é internada em estado grave

Uma menina de 5 anos passou por um quadro...

Outros Tópicos Interessantes