A comarca de Videira sediou a etapa presencial do curso prático para facilitadores e facilitadoras de grupos reflexivos com homens autores de violência contra mulheres nestes dias 25 e 26 de agosto. A promoção é do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina).
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
A capacitação integra um projeto pedagógico voltado à formação de profissionais que atuam ou atuarão diretamente na condução desses grupos, com foco na responsabilização e mudança de comportamento dos participantes.
Com carga total de 40 horas e abrangência regional, o curso contempla ainda as comarcas de Caçador, Fraiburgo, Tangará, Joaçaba, Campos Novos, Capinzal, Curitibanos e Concórdia.
Veja também
Juíza visita escola em Campos Novos para falar de violência doméstica
Homem que agrediu bebê em Caçador possui histórico de violência
A etapa presencial, realizada na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), contou com oficinas práticas, simulações e atividades em grupo conduzidas pelos professores Adriano Beiras e Gustavo Nery, e a participação de magistrados, servidores e outros profissionais da comunidade.
Durante os dois dias de atividades, os participantes foram divididos em grupos para vivenciar práticas de acolhimento, condução de sessões reflexivas, manejo de resistências e planejamento de encontros. A metodologia adotada incluiu oficinas, workshops e simulações com foco na escuta ativa, construção de diálogo e integração com redes de apoio.
A iniciativa atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que incentivam a criação e fortalecimento de grupos reflexivos como estratégia de enfrentamento da violência doméstica. O curso iniciou em junho e segue com encontros online até outubro.