Um homem foi preso em flagrante na noite desta quarta-feira (15), em Concórdia, no Oeste de Santa Catarina, após um cão da raça pitbull atacar uma criança e um idoso no bairro Petrópolis. Além das lesões provocadas nas vítimas, a Polícia Militar constatou indícios de maus-tratos ao animal e falhas na guarda do cachorro.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS
De acordo com a PM, moradores acionaram as guarnições ao perceberem que o pitbull estava solto pelas ruas e havia atacado duas pessoas. Ao chegar ao local, os policiais confirmaram que uma criança e um idoso sofreram ferimentos provocados pelo animal.
Imóvel não possuía estrutura para conter o cão
Na sequência, os policiais foram até a residência do tutor do pitbull para verificar as condições em que o animal era mantido. Durante a vistoria, constataram que o imóvel não possuía muro, cerca ou qualquer outro tipo de proteção que impedisse a saída do cachorro para a via pública.
Veja também
APAE de Rio das Antas recebe veículo para reforçar os atendimentos
Campeonato de Futsal arrecada uma tonelada de alimentos para hospital de Videira
Além da falta de contenção, a equipe encontrou o pitbull preso por uma corrente considerada incompatível com o porte do animal. Segundo a Polícia Militar, o cão também estava sem acesso à água e alimento, situação que caracteriza indícios de maus-tratos.
Diante das irregularidades, a Diretoria de Meio Ambiente de Concórdia foi acionada. O órgão informou que um médico-veterinário realizaria uma vistoria no imóvel nesta quinta-feira (16) para avaliar as condições do animal e definir as medidas cabíveis.
Tutor responderá por três crimes
Com base nas circunstâncias verificadas durante a ocorrência, o responsável pelo pitbull foi preso em flagrante.
Ele deverá responder pelos crimes de lesão corporal, maus-tratos contra animais e omissão de cautela na guarda ou condução de animais.
O caso será investigado pela Polícia Civil, que dará sequência aos procedimentos para apurar todas as circunstâncias do ataque e das condições em que o cachorro era mantido.



