Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Vespas e abelhas: Cuidados com o processo alérgico e prevenção contra os insetos

Médica e Bombeiro Voluntário falam dos procedimentos a serem tomados tanto após ser picado como para evitar o contato

O caso das vespas que atacaram um menino em Caçador no domingo passado e quase causou uma tragédia familiar, fez com que o Portal RBV buscasse por mais informações sobre as consequência das picadas de abelhas e vespas em seres humanos. O que fazer após um ataque e como atuar no caso de encontrar um ninho ou colmeia.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

A médica Kelly Vieira dos Santos, diz que primeiramente é importante a pessoa se conhecer, saber se é alérgica ou não. A dificuldade é que em em muitos casos o problema só é descoberto após o incidente.

Publicidade

Ela explica que caso a pessoa não seja alérgica e receba picadas de abelhas ou vespas, basta passar gelo ou água gelada no local e retirar o ferrão. Caso seja alérgico, a recomendação é procurar atendimento médico imediato.

A pessoa alérgica, ao ser picada, pode fazer um Eritema no local, que é o termo médico para manchas vermelhas na pele. Isso também poderá acontecer no rosto, assim como um edema no local. O paciente também pode sentir estar se engasgando e ter dificuldade respiratória. Já outros pacientes alérgicos podem até perder a consciência.

Por isso é importante avisar algum conhecido ou familiar quando for para alguma área de mata, seja a lazer ou serviço no campo. Mas em todos os casos, após uma picada de abelha ou vespa, deve-se imediatamente procurar o hospital ou a Upa.

Os repelentes

A médica também advertiu sobre o uso de repelentes para qualquer tipo de insetos, o que ocorre com muita frequência nas estações quentes do ano.

É importante a verificação da faixa etária da criança para se passar o produto adequado. Assim como em bebês não é recomendável utilizar repelentes, bastando apenas passar um creme indicado para a idade.

Veja também

CNA Brasil abre inscrições para escolher as melhores geleias artesanais de 2025

10 alimentos ideais para plantar em fevereiro

Prevenção

O bombeiro voluntário de Caçador, Giancarlo Oliveira, comenta que quando ocorre um ataque de abelhas ou vespas, é primordial proteger a região do rosto, tapando a boca e nariz e ao mesmo tempo fechando os olhos.

Se picado, deve-se chamar uma ambulância, pois muitas pessoas só descobrem ser alérgicas após a picada e a probabilidade da pessoa ter uma dificuldade respiratória severa é grande.

Somente em 2025, foram 36 atendimentos dos Bombeiros Voluntários para retirada de ninhos ou colméias de vespas e abelhas em Caçador.

Giancarlo comenta que a prevenção é a melhor saída, por isso recomenda-se fazer vistorias em caixas de vento, forros e sótãos de casas, quintais e árvores.

A remoção pode ser feita pelos moradores quando de um ninho ou colmeia pequenas. Para ninhos grandes, é recomendável a atuação dos bombeiros com roupas e equipamentos adequados.

Este trabalho de remoção é sempre realizado em período noturno, quando os insetos estão mais calmos nos ninhos, principalmente em períodos de verão como ocorre no momento.

Nossas Redes Sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Fonte:
Alessandro Schneider | Portal RBV - com informações Rita Martini

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Vereador propõe ensino de Educação Financeira em escolas municipais

O vereador Jonatas Maia (Bainho) apresentou uma indicação nesta...

Pais de bebê agredida em Caçador são denunciados por maus-tratos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) denunciou um...

Caminhão tomba e motorista fica ferido em Salto Veloso

Na madrugada deste sábado (6), por volta das 4h01,...

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 40 milhões neste sábado

O sorteio da Mega-Sena 2911 será realizado neste sábado...

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Mais Lidas da semana

Previsão do Tempo: Santa Catarina com dias nublados e chuva

A previsão do tempo para Santa Catarina neste sábado...

Identificada vítima que morreu congelada em câmara fria

Felipe Morais, morador de Lebon Régis, foi identificado como...

Invasão de javalis preocupa produtores em Santa Catarina

Em artigo publicado nesta segunda-feira, 1º de setembro, intitulado...

Quadrilha lucrava R$ 100 mil por mês com cada mulher traficada de SC para Irlanda

Uma operação de grande porte da Polícia Federal, deflagrada...

Mulher é forçada a ingerir soda cáustica em tentativa de feminicídio em SC

Uma tentativa de feminicídio chocou a cidade de Campos...

Outros Tópicos Interessantes