Rádios RBV

Menu

Novo serviço de cirurgias ortopédicas de alta complexidade é lançado em Videira

Serviço de cirurgias de alta complexidade começou em 29 de setembro e já modificou vidas de pacientes que aguardavam desde 2018.

Fonte:
Assessoria de Comunicaçãpo

O Hospital Salvatoriano Divino Salvador (HSDS) iniciou, no último dia 29, um novo serviço de cirurgias ortopédicas de alta complexidade, após receber habilitação da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A expectativa é reduzir a demanda crescente por procedimentos como prótese de quadril e joelho e o tempo médio de espera para a realização da cirurgia, que hoje é de 3 a 4 anos.

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA NOTÍCIAS

Até o momento, já foram realizadas 12 cirurgias no serviço, sendo 11 artroplastias (que substitui a articulação do joelho) e uma de quadril, proporcionando uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes. A habilitação da unidade faz parte da estratégia desenvolvida pelo Governo do Estado para ampliar o acesso dos pacientes às cirurgias eletivas, aumentando o número de hospitais autorizados a realizar os procedimentos.

- Publicidade -

De acordo com o médico especialista em ortopedia do HSDS, Luiz Henrique Gaya, a necessidade foi identificada a partir dos atendimentos ambulatoriais. “Atendemos uma média de 40 a 45 pacientes por dia no ambulatório, a maioria com necessidade de cirurgia. Então estruturamos uma maneira de atendê-los, seguindo um fluxo de avaliação para reduzir a fila de espera e também proporcionar melhorias aos pacientes, o que é nosso objetivo principal”, explica o médico.

A partir da identificação da necessidade cirúrgica, uma importante peça desse organograma entra em ação: a equipe do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e sua enfermeira supervisora Roselaine Rossi. “É realizado o acompanhamento de todo fluxo de avaliação, incluindo avaliação do anestesista e posterior é realizado o agendamento das cirurgias e organizado e passado o passo a passo de como será o procedimento”, conta a enfermeira.

Com essa forma de organização, a equipe tem realizado 3 a 4 cirurgias por semana e já prevê a possibilidade de adicionar mais uma ou duas à lista em breve. Segundo Gaya, a meta é realizar de 12 a 16 cirurgias por mês, no mínimo, considerando também o atendimento pós-operatório com acompanhamento especializado por um período de 60 dias, para garantir a recuperação completa dos pacientes.

A equipe médica responsável por atender essa demanda é composta pelos cirurgiões Luiz Henrique Gaya e Anderson Carvalho Caun, assessorados pelos instrumentadores Rubens, Ruan, Marcelo e Daniela, e equipe de anestesistas.

Com a implementação desse novo serviço, o HSDS pretende se destacar como referência regional em cirurgias ortopédicas de alta complexidade, oferecendo uma solução eficiente e de qualidade para os pacientes que aguardam por esses procedimentos.

A expectativa é que a iniciativa traga uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes atendidos pelo hospital e uma grande redução na fila de espera do SUS nos municípios atendidos pela especialidade, que são: Presidente Castelo Branco, Piratuba, Alto Bela Vista, Ipumirim, Concórdia, Chapecó, Lindoia do Sul, Peritiba, Seara, Jaborá, Irani, Arabutã e Curitibanos.

Portal RBV nas redes sociais

YouTube

Facebook

Instagram

TikTok

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina segue com chuva e temperaturas diminuem

A previsão do tempo para Santa Catarina nesta sexta-feira...

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense

Pinheiro cai e destrói veículo no interior caçadorense. O...

Monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira

O monitoramento das chuvas segue sendo realizado em Videira,...

Homem é encontrado morto em Caçador

Um homem foi encontrado morto na manhã desta quinta-feira...

Videira investe em pavimentação de ruas íngremes com concreto

A Prefeitura de Videira investe em pavimentação de ruas...

Mais Lidas da semana

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva

Videirenses perdem a vida em grave acidente em Papanduva,...

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção

Adolescente de 13 anos falece após contrair grave infecção,...

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador

Sete pessoas envolvidas em acidente no interior de Caçador...

Quem são os videirenses que morreram no acidente na BR-116

A cidade de Videira está em luto pela morte...

Homem morre ao cair de pinheiro em Macieira

Um homem de 54 anos morreu no final da...

Outros Tópicos Interessantes