Rádios RBV

Menu

Pássaro Tangará é fotografado no Morro Agudo

Primeiro registro oficial do pássaro Tangará no município foi realizado por integrantes do Clube de Observadores de Aves do Contestado

Fonte:
Assessoria de Comunicação/Portal RBV

Você sabe qual é a origem do nome do município de Tangará, no Meio Oeste de Santa Catarina? Tangará é um pássaro, da espécie Chiroxiphia caudata, mas a origem do nome do município não está associada a existência do pássaro na região, e sim, à índole dos colonizadores Italianos e Alemães que são muito festeiros, assim como o pássaro que também é muito festeiro, galanteador e cortejador.

O primeiro registro oficial do pássaro Tangará no município foi feito no dia 19 de agosto de 2023. Integrantes do Clube de Observadores de Aves do Contestado (COAC) registraram nas proximidades do Morro Agudo 47 espécies de pássaros, dentre elas a mais surpreendente, o Tangará.

Saiba mais sobre o Clube de Observadores de Aves do Contestado

Integrantes do Clube de Observadores de Aves do Contestado (COAC) estiveram nas proximidades do Morro Agudo no dia 19 de agosto de 2023 de modo a observar e identificar o maior número de aves possível. No dia, em algumas horas, foi possível identificar 47 espécies, dentre elas a mais surpreendente, o Tangará (Chiroxiphia caudata), espécie que inspirou o nome da cidade.

- Publicidade -

Observar aves ou passarinhar, em inglês Birdwatching (termo utilizado mundialmente) é uma atividade que cresceu muito nos últimos anos no Brasil, com um grande crescimento de adeptos.

Oficialmente já foram catalogadas 81 espécies de pássaros no município de Tangará, as quais podem ser visualizadas no WikiAves.

“Com a chegada da pandemia e restrições a locais públicos tivemos que nos adaptar. Começamos a frequentar locais sem pessoas, mais no interior, e começamos a observar o que tínhamos a nossa volta o que gerou um grande interesse pelas aves. Eram muitas espécies diferentes então começamos a pesquisar sobre elas e após registrar, inserimos as fotos nas plataformas voltadas à ciência cidadã como Wikiaves e EBird” – relata Leandro Paiva, um dos integrantes do COAC.

O Birdwatching, além de proporcionar o contato com a natureza, traz benefícios para a saúde física e mental e cria um interesse em preservação e valorização do meio ambiente. E também pode ser uma atividade que movimenta o turismo e gera empregos em uma determinada região, através da vinda de pessoas para observar espécies ali existentes.

“A observação de aves me tornou menos sedentário. As vezes saímos para uma trilha rápida de meia hora, mas quando vemos estamos há mais de 3 horas em meio à mata” – Vitor Cechetto integrante do COAC.

“A observação de aves é algo contagiante. Você mostra as espécies registradas para as pessoas e elas ficam estarrecidas com a beleza da nossa avifauna despertando o interesse cada vez mais de outras pessoas para a atividade, além de conscientizar da necessidade da preservação e conservação de seus habitats” – Lidiorlan Bortolaz, biólogo e um dos integrantes mais experientes do COAC.

Outro fato que chamou a atenção na visita foi uma planta considerada pré-histórica e rara, chamada cientificamente de Marchantia polymorpha.

Veja mais fotos

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Previsão do Tempo: Santa Catarina com chuva na maior parte do Estado

A previsão do tempo para esta terça-feira (27) já começa...

Time da Escola Sesi de Videira participa de festival nacional em Brasília

O Time VIDEBOTS da Escola SESI de Videira estará...

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo

Irmãos capinzalenses estão conquistando o mundo sertanejo, com músicas...

Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta terça-feira

A Câmara de Caçador promove duas audiências públicas nesta...

ExpoVideira e Gastronomia: Uma Festa de Sabores e Solidariedade

Prepare-se para uma experiência gastronômica imperdível! Com a ExpoVideira...

Mais Lidas da semana

Homem é morto a tiros em Caçador

Um homem foi morto a tiros na manhã desta...

Motociclista fica gravemente ferido em acidente com três veículos

Um motociclista ficou gravemente ferido em um acidente de...

Videirense é eleita Garota Piscina Thermas Machadinho

A videirense Patricia Mpembele é a nova Garota Piscina...

Homem esconde corpo de amigo por oito dias em Curitibanos

Uma noite de bebedeira entre amigos resultou em uma...

Carreta carregada de álcool tomba perto de casas em Lebon Régis

Uma carreta carregada com álcool tombou próximo à casas...

Outros Tópicos Interessantes