Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 1)

Rádios RBV

Menu

Conversas devem ser a tônica da composição das eleições

Situação deve acontecer para que a disputa aconteça entre no máximo dois candidatos

As conversas devem ser a tônica da composição das eleições de 2024, principalmente na região dos municípios da Amarp. Durante os últimos meses de 2023 e o início de 2024, a RBV Rádios em Videira recebeu prefeitos de 8 cidades. As entrevistas serviram para que fossem apresentados os trabalhos realizados nos últimos anos e as pretensões políticas.

Conduzida pelo repórter Ernesto Júnior, a série de entrevistas mostrou um cenário muito parecido na maioria das cidades. Dorival Carlos Borga – PL, prefeito de Videira, é o único que foge a regra, já que encerra em 2024 o seu segundo mandato no executivo.

Já em cidades com menor número de população, os atuais prefeitos, que colocaram o nome a disposição para uma possível reeleição, as conversas entre partidos de posição e oposição é certeza. Municípios como Iomerê, Pinheiro Preto, Arroio Trinta e Salto Veloso, devem ter inúmeras conversas nos próximos meses.

Publicidade

Essa movimentação ocorre pelo fato de que menor o município, menor o número de eleitores, porém maior o risco de divisão dos votos. Se comprado as últimas eleições, quando a polarização política, fez com que muitos candidatos surgissem, o medo é dissolução dos votos.

Conversas devem ser a tônica da composição das eleições, principalmente em cidades de pequeno porte

Foto: Reprodução redes sociais

Iomerê, município vizinho a Videira, possui, conforme o Tribunal Superior Eleitoral, TRE – SC, pouco mais de 2.700 eleitores. Na eleição de 2020, a diferença entre Luci do PP e Maneco do MDB, foi de exatamente 100 votos. 

Em entrevista realizada no mês de dezembro de 2023, Gilberto Chiarani, prefeito de Pinheiro Preto, afirmou que deve buscar conversas. 

“Estamos aí em uma composição, a gente está procurando outros partidos, outras pessoas, outras agremiações, para que a gente também consiga viabilizar, uma nova campanha, uma nova eleição em 2024”

Outro município que deve passar por tal situação é Arroio Trinta. A capital Catarinense da Cultura Italiana, deve observar o atual prefeito, Alcedir Felchilcher buscar a reeleição. Porém, segundo ele, atualmente a cidade possui 8 partidos. Para Felchilcher o alinhamento com o maior número de siglas deverá existir, para quem sabe uma candidatura única.

“[…] tem outras pessoas que a gente está conversando para chegar a um entendimento. Se o povo entender que eu devo continuar, eu serei candidato a reeleição”

A entrevista foi concedida no fim do mês de janeiro de 2024, durante a série de entrevistas com os prefeitos pela RBV Rádios em Videira.

Fonte:
Ernesto Júnior | Portal RBV

Participe do grupo no Whatsapp do Portal RBV e receba as principais notícias da nossa região.

*Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp

Últimas Notícias

Atleta de Joaçaba brilha no Campeonato Brasileiro de Velocross 2025

Blumenau sediou, nos dias 22 e 23 de novembro,...

Previsão do tempo: Quinta-feira segue mais estável em Santa Catarina

Na quinta-feira (27), Santa Catarina terá predomínio de tempo...

Carne, frango e ovos devem ficar mais caros em 2026, aponta estudo da FGV

O churrasco dos brasileiros deve pesar mais no bolso...

Lei de Diretrizes Orçamentárias é debatida em Audiência Pública

A Câmara de Vereadores de Caçador realizou, na noite...

Mais Lidas da semana

Chef renomado morre em acidente com caminhão na BR-116 em Santa Catarina

O chef de cozinha Jimmy Emerson da Silva, de...

Padrasto e mãe são presos após criança ser arremessada pela janela

Um casal foi preso no fim da tarde desta...

Afogamento em Videira: saiba como foi o resgate e quem era a vítima

Em entrevista à equipe da RBV Rádios, o sargento...

Adolescente desaparecido é encontrado morto em represa

Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto em...

Outros Tópicos Interessantes